Um ‘apagão’ cibernético afetou diversos sistemas de internet na manhã desta sexta-feira (19), em todo o planeta. No Brasil, várias pessoas relataram que não conseguiam realizar transações bancárias.
Em entrevista ao Programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, o professor universitário e líder técnico de segurança da informação da plataforma Mercado Livre, Humberto Júnior, pediu calma a população, pois nestes casos não há risco de perca de dinheiro em bancos.
Como visto pelo ClickPB, Humberto explicou que a queda dos sistemas foi ocasionada devido a uma atualização de segurança, para realizar melhorias nos computadores que utilizam o sistema da Microsoft, o Windows. A atualização afetou vários sistemas em todo o mundo, como aeroportos, emissoras de televisão, bancos e outras instituições.
O especialista afirmou ainda que não foi confirmado se houve um ataque hacker, com o vazamento de dados, mas acredita-se que realmente aconteceu uma atualização de segurança. “Muita gente foi afetada, ocorreu um incidente de segurança por conta da disponibilidade dos aplicativos utilizados, mas que não há relação com a integridade das informações” afirmou Humberto.
Por fim, Humberto destacou que “o incidente de segurança afeta apenas a disponibilidade, quando ele para as pessoas não conseguem utilizá-lo. O impacto financeiro é justamente da falta de disponibilidade dos aplicativos, como realizar transações financeiras, viagens que foram canceladas, mas nada de perca de dinheiro ou vazamento de dados”, como observou o ClickPB.
Leia mais sobre apagão cibernético:
Apagão global: aeroportos do Brasil não enfrentam problemas, diz ministro