Pets

Novo castramóvel é entregue em João Pessoa e vai ajudar no controle populacional de cães e gatos; veja como solicitar serviço

O castramóvel de João Pessoa, entregue nesta quinta-feira (4), no Hemocentro de João Pessoa, deve realizar cerca de 600 atendimentos ainda neste primeiro mês de funcionamento.

castramóvel, João Pessoa, atendimentos, Secretaria de Saúde

(Foto: Reprodução/Secom-PB)

A Paraíba ganhou, nesta quinta-feira (4), o segundo castramóvel do programa Paraíba Pet, que tem como principal objetivo fortalecer o controle populacional de cães e gatos. A entrega foi realizada no Hemocentro de João Pessoa, e o equipamento vai atender à capital paraibana e região, e a previsão é realizar, no primeiro mês, 600 atendimentos, conforme ressaltou o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, no programa Arapuan Verdade.

“Nós teremos eventos itinerantes capazes de levar esse benefício à saúde animal. É um investimento de cerca de R$ 200 mil nesse novo castramóvel. É o segundo do estado da Paraíba, os dois adquiridos nesse governo de João Azevêdo, um governo que investiu na saúde animal”, iniciou Ari Reis, secretário de Saúde da Paraíba.

Ele disse que a previsão, assim como ocorreu no primeiro mês no castramóvel de Campina Grande, que realizou cerca de 400 castrações, é de fazer, no novo castramóvel de João Pessoa, cerca de 600 atendimentos ainda neste primeiro mês de funcionamento. “É uma estrutura moderna, ampla, que está sendo entregue pelo governador nessa nova expansão na política de saúde animal aqui na Paraíba”, pontuou.

Reforço em áreas carentes

Os profissionais atendem em esquema de escala assistencial. São cerca de 30 novos contratos de veterinários, técnicos, motoristas e, trabalhando especificamente em cada ação dessa, são cerca de 11 pessoas.

A logística em torno do castramóvel não é só desse equipamento. Há veículo que leva insumo, carro que leva equipe e o castramóvel fica estacionado durante as ações atendendo a população.

“Pretendemos reforçar o atendimento nas áreas mais carentes porque entendemos que é preciso incentivar essa política de saúde animal não só aqui de João Pessoa, mas no interior do estado”, afirmou o secretário.

Serão diversos eventos e a Secretaria de Saúde vai divulgar o cronograma. Ele destacou que toda a população vai poder acompanhar e levar os seus pets. Até os próprios municípios também, através de seus centros de zoonoses, novos serviços para atender a saúde animal.

Incentivo à política de castração animal

O castramóvel incentiva a política cirúrgica de castração de animal e é uma das ações da política de saúde animal. “Contamos hoje com duas gerências, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande. Outro é o incentivo à vacinação, o incentivo à educação da população, principalmente a mais carente, no cuidado aos animais domésticos e animais silvestres também. Um dos eixos da política de saúde animal é a castração”, concluiu o secretário.

A gerente operacional de Políticas Públicas da Causa Animal no Estado, Fabíola Rezende, explicou que, além da presença do castramóvel nos municípios, os tutores podem solicitar a castração dos animais diretamente na gerência do programa Paraíba Pet, localizada na Avenida Dom Pedro II.

(Foto: Reprodução/Secom-PB)

Confira também

Caso Sophia: menina segue desaparecida após um ano; relembre investigação

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Após cassar prefeito, presidente da Câmara de Dona Inês vira alvo de investigação e pode ter mandato cassado

2

Paraíba

Caso Sophia: menina segue desaparecida após um ano; relembre investigação

3

Paraíba

Paraíba registra mais de 40 acidentes com pipas na rede elétrica em 2024; perigo aumenta nas férias

4

Paraíba

Dinho Papa-léguas substitui Tovar na Assembleia Legislativa e promete defender pautas do esporte e segurança pública

5

Paraíba

Litoral da Paraíba registra queda de temperatura e máxima não passa dos 28°C