O paraibano Fernando Domingos recebeu na noite de ontem (20) o prêmio de melhor roteiro de curta brasileiro, pelo júri da 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
A premiação ocorreu em razão do trabalho desenvolvido na obra “O pato – Filme” gravado em 2021 em um assentamento, no município de Alagoa Grande. Em seu perfil em uma rede social, Domingos disse que receber tal prêmio “é uma emoção imensa”. No texto, ele dedicou a conquista a mãe (Cida Maria Aguiar), a todos que participaram do curta, a Margarida Maria Alves, Marielle Franco e “todas as mulheres do Brasil”.
“O pato” narra a história de Cida (Norma Goes), uma mulher que decide acabar com o ciclo de violência em sua casa, e ser um exemplo para sua filha, Fia (Ana Julia). A direção é de Antônio Galdino. Foi exibido no Fest Aruanda e ganhou o 1º festival de cinema Curta Jacarahey, que aconteceu no estado de São Paulo.
Fernando Domingos de Aguiar Júnior é graduado em história pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com mestrado também em história pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é doutorando em história da saúde e das doenças pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O festival de cinema de Gramado, Rio Grande do Sul, é um dos eventos mais importantes do audiovisual do Brasil e ocorre há 50 anos.