O Botafogo-PB precisou de muita raça para manter sua invencibilidade na Série C. Jogando mal, o Belo viu o CSA abrir o placar na segunda etapa e só conseguiu empatar aos 43 minutos do segundo tempo em penalidade cobrada por Lenon.
Com o resultado, o Botafogo-PB fica com a liderança da Série C ameaçada. Caso o Athletic vença com o Ferroviário, o time mineiro ultrapassará com o Belo em pontos, chegando a 21 contra 20 conquistados pelo Alvinegro.
O CSA, por sua vez, segue sem vencer na competição. O Azulão do Mutange permanece na zona de rebaixamento, ocupando a 18ª posição com cinco pontos em nove partidas disputadas.
O jogo – CSA x Botafogo-PB
Atuando como mandante e em busca da primeira vitória na Série C, o CSA foi senhor das ações na primeira etapa. A prova disso é que já no primeiro minuto de jogo, o goleiro Dalton, do Botafogo-PB, precisou fazer uma boa defesa em arremate de Tiago Marques.
Assim, a tônica dos primeiros minutos foi o Azulão apertando a saída do Belo no seu próprio campo e evitando que os paraibanos conseguissem criar chances no setor ofensivo.
Com pouca inspiração ofensiva, coube ao Xerife tentar resistir ao ímpeto ofensivo dos alagoanos até o intervalo para garantir o empate. Dessa forma, quem apareceu bem foi o goleiro Dalton, que fez mais uma grande defesa, em chute cruzado de Richard.
Nos acréscimos, Brayann ainda teve uma excelente chance, quando entrou livre na área do Botafogo-PB, mas acabou finalizando em cima da defesa alvinegra.
Insatisfeito com o desempenho da sua equipe, Evaristo Piza trouxe o time do Botafogo-PB com três alterações e um esquema tático diferente para o gramado após o intervalo.
Portanto, saíram Bruno Leite, Will Viana e Gabriel Lima para as entradas de Lucas Gonçalves, Warley Júnior e Jô para que o Belo saísse do esquema com três atacantes para atuar com três volantes e dois centroavantes.
Contudo, mesmo com as mudanças do Belo foi o CSA quem continuou em cima no campo de ataque. Assim, o Azulão chegou três vezes com perigo nos primeiros 15 minutos com o lateral Lucas Marques, em dois chutes, e o centroavamte Tiago Marques.
Aos 28, o CSA conseguiu abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Gustavo Nicola cabeceou e a bola acertou o braço do lateral Evandro. O árbitro gaúcho marcou a penalidade, que foi convertida pelo atacante Tiago Marques.
Atrás no placar, o Botafogo-PB partiu para o ataque em busca do empate. Muito mais no ímpeto que na organização tática, o Belo passou a rondar a área do CSA e acabou sendo premiado aos 43, quando o recém-acionado Almir Luan derrubou o lateral Evandro na área.
Na cobrança, o experiente lateral Lenon deslocou o goleiro Yuri Sena para empatar a partida no Rei Pelé e manter a invencibilidade do Belo na Série C.
FIM DE JOGO!
Botafogo empata com o CSA em 1 a 1 fora de casa, no Estádio Rei Pelé em Maceió-AL, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série C de 2024. O gol do Belo foi marcado por Lenon, de pênalti, na segunda etapa. pic.twitter.com/tljxDZssCQ
— Botafogo da Paraíba (@BotafogoPB) June 15, 2024
Ficha do jogo
CSA 1
Yuri Sena; Lucas Marques, Eduardo Biazus, Matheus Santos e Roberto (Erik); Buga, Gustavo Nicola (Almir Luan) e Brayann (Vítor Leque); Gustavinho (Dudu Miraíma), Richard (Roger) e Tiago Marques. Técnico: Higo Magalhães.
Botafogo-PB 1
Dalton; Lenon, Reniê, Wendel Lomar e Evandro; Gama, Edmundo e Bruno Leite (Lucas Gonçalves); Will Viana (Warley Júnior), Gabriel Lima (Jô) e Pipico (Joãozinho). Técnico: Evaristo Piza.
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL);
Árbitro: Roger Goulart (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Rener Santos de Carvalho (ambos do RS)
Gols: Tiago Marques aos 29/2ºT (CSA) e Lenon aos 43/2ºT (Botafogo-PB)
Cartões amarelos: Gustavo Nicola, Roberto (CSA); Gabriel Lima, Pipico (Botafogo-PB)