Cenário

Varejo da Paraíba registra crescimento pelo 3º mês seguido, revela IBGE

No acumulado de janeiro a abril deste ano, o varejo paraibano também apresentou alta de 6,9%.

O varejo paraibano também apresentou alta de 6,9%

O varejo paraibano também apresentou alta de 6,9%

O volume de vendas do varejo da Paraíba registrou crescimento pelo terceiro mês seguido no primeiro semestre. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em abril, a Paraíba registrou crescimento de 5,3%, quando comparado ao ano passado, bem acima da média do País (2,2%).

No acumulado de janeiro a abril deste ano, o varejo paraibano também apresentou alta de 6,9%, enquanto a média nacional registrou crescimento de 4,9%.

Indicador de varejo

No indicador do comércio varejista ampliado – que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou expansão acima de dois dígitos (10,4%) em abril sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a média do País ficou em 4,9%. No acumulado de janeiro a abril, a Paraíba cresceu 7,5% no varejo ampliado, enquanto a média nacional ficou em 4,7%.

Segundo o IBGE, seis dos oito setores investigados avançaram em abril deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. São eles: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; Equipamentos e material para escritório informática e comunicação, Móveis e eletrodomésticos,  Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Livros, jornais, revistas e papelaria; e  Combustíveis e lubrificantes (1,8%).

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Comerciantes comemoram até 40% de crescimento no faturamento no Parque do Povo

2

Economia

Receber PIX por engano e não devolver é crime com pena de até um ano ou multa

3

Economia

‘Pix Garantido’: BC avança na modalidade que poderá ser alternativa ao cartão de crédito

4

Economia

“Imposto do pecado” pode atingir carros elétricos; Governo Lula estuda possiblidade

5

Economia

Taxação de compras de até US$ 50 será retomada em 1º de agosto; medida não afeta remédios