Maioria

Justiça absolve homem acusado de matar três finlandeses na Paraíba

A Justiça também absolveu o réu do crime de ocultação de cadáver, já que não ficou provado que ele teria concorrido para a infração penal, conforme sentença do juiz.

Justiça, absolve, réu, homicídios, finlandeses, Conde

Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). (Foto: Reprodução)

A Justiça absolveu, por maioria de votos, o réu Francisco das Chagas de Vasconcelos Lima do crime de homicídio, por meio de arma de fogo, cometido contra os finlandeses Pasi Kalervo Kaartinen, Rita Marjatta Kaartinen e Sirpa Helena Tihonen. O Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri da Comarca da Capital acatou a tese absolutória da negativa de autoria, conforme o termo de votação.

O réu também foi absolvido do crime de ocultação de cadáver, já que não ficou provado que ele teria concorrido para a infração penal, conforme sentença do juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, presidente do Tribunal do Júri.

“Da análise dos autos, é fato notório que, ceifadas as vidas das vítimas finlandesas, tiveram seus corpos colocados em tambores e levados a um canavial localizado na Empresa Agroindustrial Tabu S/A, sendo encontrados apenas em 02 de dezembro de 2011. Após analisar os autos verifico fragilidade no acervo probante para implicar o acusado nas elementares do crime acima descrito. Com efeito, apenas o depoimento prestado por João Francisco do Nascimento Filho é que traz indícios de que o réu pudesse estar envolvido na ocultação dos cadáveres porquanto, tal depoente, ao transitar nas rodovias que cortavam a Empresa Tabu, viu uma moto preta e o veículo Jipe de cor verde transitavam entre o canavial daquela destilaria. Contudo, tal depoente não conseguiu identificar os ocupantes de tais veículos, fragilizando, assim, a utilização de tal depoimento para engendrar um edito condenatório em desfavor do réu. Ademais, foi o único depoimento que, fragilmente, identifica os veículos que transitavam naquele canavial”, pontuou o magistrado.

Os homicídios aconteceram no dia 30 de novembro de 2011 e os corpos de Pasi Kalervo Kaartinen, 71 anos; da esposa dele, Riitta Marjatta Kaartinen, de 68 anos; e de Sirpa Helena Tiihonen, de 60 anos foram encontrados por trabalhadores rurais, em um canavial. De acordo com a denúncia, os crimes aconteceram à noite e no interior de uma residência no Distrito de Jacumã, no município de Conde.

De acordo com o processo, duas das três vítimas possuíam um imóvel e diversos terrenos na praia de Jacumã e mantinham residência há cerca de seis anos na cidade. No primeiro semestre de 2011, decidiram retornar definitivamente ao seu país de origem, a Finlândia. A motivação para a prática dos homicídios teria sido a tentativa de ficar com os bens das vítimas.

Com assessoria.

Confira também

“Não sei do que estão me acusando”, reclama Lindolfo Pires, alvo de operação da Polícia Federal

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Defesa nega “escapada” de padre Egídio e alega falha no monitoramento da tornozeleira eletrônica

2

Paraíba

Procurador-geral do Estado explica votação para lista sêxtupla da OAB-PB e diz que igualdade de gênero se dará no resultado

3

Paraíba

Padre Egídio viola cautelares e caminha na orla sem avisar a Justiça; GAECO é comunicado

4

Paraíba

Solange Almeida e Zezo fazem shows em festa de São Pedro na Paraíba; veja qual cidade

5

Paraíba

Lei Seca flagra 100 condutores dirigindo alcoolizados em junho, na Paraíba