Um peixe-remo, espécie que vive águas profundas, apareceu no mês passado em uma praia da região de Hue (Vietnã), fazendo sucesso entre crianças e levando a população local a temer que um desastre natural esteja próximo de acontecer.
“Uma das lendas mais conhecidas é que o avistamento de um peixe-remo é presságio de desastres naturais, especialmente terremotos e tsunamis”, disse um morador local, segundo o “Daily Mirror”.
Entretanto, peixe, de cerca de 3m de comprimento, segundo a reportagem, acabou sendo comido por moradores da região vietnamita.
Devido ao seu tamanho e à sua forma, os peixes-remo assemelham-se a “serpentes marinhas” e são considerados capazes de prever terremotos (eles buscariam a superfície assustados com tremores na profundeza oceânica) e provocar infortúnios, na mitologia. Eles são considerados um dos peixes mais longos do oceano e podem medir até 17 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos.
A sua capacidade de adaptação a diferentes temperaturas significa que os peixes-remo são encontrados na maior parte dos oceanos do mundo, com exceção dos pólos. Sabe-se que as criaturas vivem em profundidades entre 200 e 1.000 metros e que os avistamentos não são muito comuns.
Mas às vezes eles aparecem nas praias depois de uma tempestade ou quando sofrem ferimentos graves. Costuma-se dizer que eles aparecem como um sinal de que um desastre natural está prestes a acontecer. Estudos científicos, no entanto, mostraram que não há relação comprovada.
Fonte: Extra