Um grupo de baleias-piloto de peitorais curtas continua encalhado na praia de Pititinga, no Litoral do Rio Grande do Norte. O encalhe inicial começou na sexta-feira (31), mas alguns animais ainda continuam sofrendo com o problema.
Como observado pelo ClickPB, na manhã deste domingo (2), pescadores estão tentando ajudar os animais, recolocando-os no mar. No entanto, continuam resistindo a ação, retornando a locais rasos, desorientadas.
De acordo com o Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMA-RN), dois problemas podem ser os responsáveis pelo encalhe: doença ou equipamentos na busca por petróleo.
“Como são animais extremamente sociáveis, o risco de transmissão de doenças é alto. As baleias-piloto vivem uma sociedade matrilinear. As fêmeas mais velhas são as chefonas dos grupos. Se ela está doente e debilitada, naturalmente vai encalhar. Há uma tendência de todo o grupo acompanhá-la [e encalhar também]. [A] desorientação [também pode ser] causada por equipamentos usados na atividade sísmica (busca por petróleo)”, informou o PROMMA-RN.
Assista abaixo o vídeo com a tentativa de resgate das baleias-piloto:
Ver essa foto no Instagram