A Ponte das Três Ruas já tem nome. O seu nome prestará uma homenagem ao fundador e primeiro Diretor Geral do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) da Paraíba, o engenheiro Serafim Rodriguez Martinez. A obra da ponte das Três Ruas vai ligar os Bancários à UFPB.
A obra de mobilidade urbana teve um investimentos superiores a R$ 15 milhões e a conclusão da ponte vai desafogar o trânsito para quem se desloca para a zona sul ou ou para quem segue para o Centro da cidade. O entorno atualmente registra engarrafamentos diários, especialmente nos horários de pico pela manhã e no final do dia.
Homenageado
O DER-PB foi criado no Governo do Interventor Federal na Paraíba, Odon Bezerra Cavalcanti, em 26 de junho de 1946, por meio do Decreto Lei n.º 832, em decorrência da Lei Joppert, que instituiu o Fundo Rodoviário Nacional. Tinha a forma jurídica de autarquia e estava subordinada à extinta Secretaria de Viação e Obras Públicas. O engenheiro Serafim Rodriguez Martinez, que dará nome a nova obra, foi o fundador e também o primeiro Diretor Geral do DER.
Ponte
Como tem acompanhado o ClickPB, a obra é orçada em R$ 15,8 milhões e será responsável por ligar o futuro ‘Parque das Três Ruas’, nos Bancários ao anel externo do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela teve início em novembro de 2022, como trouxe o ClickPB.
Como trouxe o ClickPB em novembro do ano passado, foram construídas 30 vigas para a ponte, que deverá ter mais de 100 metros de cumprimento e quatro faixas (duas de cada lado), além de espaços para pedestres e ciclistas. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Francisco Romário, cada viga pesa em média 45 toneladas.