Transtorno

Vídeo: Enxurrada derruba muro, inunda casas e desespera famílias no bairro Mangabeira

A forte chuva que atingiu João Pessoa na manhã desta terça-feira (28) causou transtornos para moradores dos bairros da capital. No bairro de Mangabeira IV, famílias ficaram desesperada após uma enxurrada derrubar o muro da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e invadir as casas na região. Por conta do incidente, a rua foi interditada.

Um vídeo enviado para redação do ClickPB, as imagens mostram a força da água derrubando o muro da Cagepa e invadindo a rua e casas ao entorno. Os moradores ficam desesperados e tentam salvar seus móveis devido a forte enxurrada. Os moradores imediatamente acionam o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Apesar dos destroços causados pela enxurrada na rua, alguns motoristas ainda arriscam cruzar o trecho.

Segundo dados da Defesa Civil de João Pessoa, somente durante três horas, 89 milímetros de chuva foram registrados, sendo um número significativamente alto. Conforme verificou o ClickPB, os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Cuia (89mm), Cristo (88.6mm), Altiplano (87.4mm), Manaíra (87.2mm), Centro (74mm), Tambauzinho (73.8mm) e Grotao (67.2mm).

Mais chuva

Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu na manhã desta terça-feira (28) novos alertas de chuvas intensas para vários municípios da Paraíba. O ClickPB apurou que foi lançado um alerta laranja, de perigo e outro amarelo, de perigo potencial.

O alerta laranja é válido para 16 municípios espalhados no Litoral. Entre as cidades abrangidas estão João Pessoa, Santa Rita e Mamanguape. Nestes locais podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Também podem ocorrer ventos intensos (entre 60-100 km/h).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já o alerta amarelo vale para 37 locais na região do Brejo e Agreste paraibano.

Está prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Apesar disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ambos os alertas são válidos até amanhã (29) às 10h.

Veja vídeo