Datas

UFPB publica edital de cadastramento obrigatório para candidatos aprovados no PSIG e PSTV 2024

O procedimento da UFPB deve ser feito exclusivamente pela internet, em 16 de maio, e os resultados estão previstos para divulgação em 17 de maio.

UFPB sobe de posição e aparece entre as 100 melhores universidades da América Latina

UFPB sobe de posição e aparece entre as 100 melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, na segunda-feira (13), os editais de cadastramentos obrigatórios para os estudantes do  Processo Seletivo para Ingresso Graduados ( PSIG) e o Processo Seletivo de Transferência ( PSTV) do período letivo 2024.1. O edital descreve, em detalhes, a documentação que deve ser enviada e os demais passos que devem ser seguidos.

O cadastramento, tanto do PSIG como do PSTV da UFPB, é de caráter obrigatório e eliminatório,  feito exclusivamente pela internet, por meio do  Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no dia 16 de maio. Os estudantes devem ficar atentos aos horários, uma vez que o cadastramento ocorre de meia noite até as 17h.

Os documentos para o cadastramento deverão ser digitalizados de forma legível, frente e verso, em um único PDF com tamanho máximo de 50 megabytes, o arquivo não pode ser protegido com senha e deve conter os seguintes documentos: Identidade com foto, podendo ser Identidade (RG) ou Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF,  Certidão de nascimento ou de casamento, Certidão de quitação eleitoral fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral,  prova de quitação do Serviço Militar,  Certidão ou Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio, emitido pela Instituição que comprove a conclusão do ensino médio e/ou Diploma de Graduação, Histórico Acadêmico do curso superior de graduação que está cursando na Instituição de Ensino Superior(IES) e Declaração da Instituição de origem, na forma do ANEXO IV do Edital PRG nº 09/2024, com data de emissão a partir do mês de março de 2024.

O candidato que obtiver resultado deferido para seu cadastramento da UFPB pela internet, terá sua matrícula efetuada automaticamente pela Coordenação de Curso, sem a necessidade da presença do discente para o ato.

Aos estudantes do PSIG, a obtenção do número de matrícula ocorre por meio do acesso ao SIGAA  da UFPB, selecionando a aba “Ensino”, ao escolher a opção “ Curso de Graduação”, devendo selecionar o curso o qual obteve aprovação, abrir a página do curso, clicar em “ Alunos Ativos” na lateral esquerda e buscar pelo seu nome e número da matrícula na listagem.

UFPB
As inscrições para concorrer já estão abertas (Foto: UFPB)

Enquanto para os discentes do PSTV da UFPB,  será necessário o autocadastramento no SIGAA, clicando na opção “Entrar” no canto superior direito, com isso, o estudante deve selecionar a opção “Cadastro/Recuperação Acesso” e selecionar a opção “Discente”, preencher o formulário de cadastro e verificar as recomendações sobre a finalização dos cadastros.

É de responsabilidade dos candidatos acompanhar, pelo site da Pró-reitoria de Graduação (PRG) da UFPB, o resultado da análise documental, que será divulgado até o dia 17 de maio de 2024, cabendo, exclusivamente, ao candidato acompanhar toda a tramitação, verificando sua caixa de correio eletrônico, bem como o sistema de cadastramento.

Os estudantes que deixarem de realizar qualquer uma das fases do cadastramento obrigatório na UFPB, no período e critérios estabelecidos pelo edital, perderão o direito à vaga.

Além disso, não haverá lista de espera para a UFPB, pois o procedimento tem apenas uma única chamada.

A Universidade Federal da Paraíba é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, localizada no estado da Paraíba. No ensino de graduação, a UFPB possui 130 cursos, sendo 119 presenciais e 11 na modalidade de educação a distância. O número de alunos ativos, em 2022, é de aproximadamente 33 mil estudantes.

No ensino de pós-graduação, a UFPB contabiliza 137 cursos, sendo 40 doutorados e 60 mestrados acadêmicos, 4 residências médicas, além de 19 especializações, bem como 1 doutorado e 13 mestrados profissionais.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

ADUFPB promove debate sobre proteção ao idoso e dignidade humana em João Pessoa

2

Educação

Justiça determina afastamento de conselheiro tutelar de Mulungu acusado de estupro contra adolescente em van escolar

3

Educação

Imprensa internacional destaca evento em João Pessoa que celebra 500 anos de Camões

4

Educação

Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões

5

Educação

Colégio AZ, em João Pessoa, é autuado e multado em R$ 33,8 mil por poluição com riscos de danos à saúde humana