Vital Madruga

Secretário de Santa Rita diz que ‘PPP’ é focada em energia solar, mas admite que documento possibilita privatização da saúde

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira (13), o secretário admitiu que o documento traz a possibilidade de que seja executada, ou não, a privatização em outras áreas da gestão.

santa rita

(foto: reprodução/arquivo)

O secretário de Meio Ambiente de Santa Rita, Vital Madruga, justificou que a intenção da Prefeitura com o projeto de lei para parcerias público-privadas é apenas para poder instalar uma usina solar no município para gerar economia e utilizar energia limpa nos prédios públicos. Mas, em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira (13), ele admitiu que o documento traz a possibilidade de que seja executada, ou não, a privatização em outras áreas da gestão.

“O objetivo maior é podermos instalar uma usina solar que vai gerar energia limpa para todos os prédios públicos da Prefeitura. Isso gerará uma economia aproximada de R$ 600 mil, que é o que a gente paga hoje de fatura pelo consumo da energia elétrica nos prédios públicos. Não está dentro do radar de prioridades da Prefeitura privatizar a saúde, a educação… É apenas e tão somente só para viabilizarmos a instalação de usina solar”, declarou o secretário, conforme apurou o ClickPB.

Mas o documento do projeto de lei apresentado pela Prefeitura de Santa Rita propõe que serviços básicos como saúde e educação podem passar a ser gerenciados parcialmente ou totalmente pela iniciativa privada (privatizados). Ou seja, não há formalmente citação que impeça, na proposta municipal, tal medida.

O secretário foi questionado pelo apresentador Luís Torres sobre o artigo 10 do projeto de lei, o qual dispõe que “podem ser objetos de parcerias público-privadas e de concessões a delegação total ou parcial da prestação ou exploração de serviços públicos, incluindo saneamento básico, saúde, educação, iluminação pública e infraestrutura”.

Vital Madruga admitiu que existe a possibilidade de privatização da saúde e educação, pelo projeto de lei, mas alegou que não é o objetivo da Prefeitura de Santa Rita. “Isso é uma réplica do que a lei federal já dispõe. Então vai caber ao gestor público a disponibilidade, ou não, de executar. É uma possibilidade. A gestão do prefeito Emerson Panta não tem nenhum interesse em trabalhar com saúde e educação nesse espectro das ‘PPP’s’.”

Confira também

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”