Uma parte da indumentária usada por Muhammad Ali na lendária luta contra Joe Frazier em 1975, apelidada de “Thrilla in Manilla”, foi posta em leilão nesta segunda-feira pela casa especializada “Sotheby’s”, em Nova York, com valor inicial de US$ 5 milhões (cerca de R$ 25 milhões).
O duelo de 14 rounds, totalizando 42 minutos de luta, foi disputado nas Filipinas sob calor de 49 graus, e descrito por Ali, que venceu a luta por desistência do córner de Frazier no intervalo entre o 14º e o 15º rounds, como “a experiência mais próxima da morte”. Após a luta, Ali declarou: “Eu e Joe Frazier subimos no ringue como campeões e descemos como dois velhos”.
A luta ficou famosa pela promoção que teve na época, e pelas consequências para os dois lutadores. Joe Frazier, que tinha 31 anos na época, sofreu uma lesão no olho que abreviou a sua carreira – ele lutou apenas mais duas vezes antes de se aposentar. Já Ali lutou por mais seis anos, perdendo e retomando o cinturão mundial dos pesos-pesados até se aposentar, em 1981. Em 1984 ele foi diagnosticado com Mal de Alzheimer, e muitos acreditam que a luta das Filipinas contribuiu decisivamente para que a doença se desenvolvesse.
Fonte: Combate