Os deputados paraibanos Gervásio Maia (PSB-PB), Romero Rodrigues (PODE-PB), Hugo Motta (Republicanos-PB) de outros lideres de partidos na Câmara Federal, se reuniram com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (28), para discutir as ações do governo federal diante o aumento de casos de dengue em todo o país.
A ministra falou das ações da Pasta para este ano, além do trabalho que está sendo feito no combate à epidemia de dengue.
“Tivemos uma reunião muito proveitosa, com a apresentação das ações do Ministério. Dúvidas foram esclarecidas. E, com certeza, essa parceria será importante para o fortalecimento da saúde no País”, disse o deputado Gervásio sobre a importância desse diálogo entre Executivo e Legislativo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) foram aplicadas 3.223 doses, o que representa uma cobertura de 3%, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) atualizados na última segunda-feira (26). Os municípios de Sapé, João Pessoa e Santa Rita são os que têm maior adesão.
Sapé teve com maior número de crianças e adolescentes imunizados, com 723 doses aplicadas. Em seguida, vem João Pessoa com 574 imunizados. O município de Santa Rita foi o terceiro que mais vacinou para dengue com 392 doses aplicadas.
A vacina da dengue está sendo aplicada em 14 municípios da Paraíba, mas a cobertura ainda é baixa. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) alerta os pais sobre a necessidade de levar as crianças para imunização. O esquema é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Os critérios para a escolha dos 14 municípios foram aqueles de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos, com predominância do sorotipo DENV-2 e com maior número de casos no monitoramento de 2023/2024.
Além dos parlamentares da Paraíba, estavam presentes na reunião os deputados Duarte Jr. (PSB-MA), Rubens Pereira (PT-MA), Antônio Brito (PSB-BA) e Márcio Jerry (PCdoB-MA).