Após derrota nas eleições ao Senado pela Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), teve seu recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirado de pauta. Conforme apurou o ClickPB, nesta segunda-feira (3), o recurso do ex-governador estava com julgamento agendado para ocorrer amanhã (04), no Tribunal.
O recurso é contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu o registro de candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado. No TSE o ex-governador tentava reverter a decisão e ter sua candidatura deferida. No entanto, ele foi derrotado nas urnas e o recurso perdeu o objeto, sendo retirado de pauta pelo relator, o ministro Benedito Gonçalves.
Ricardo buscava reverter a decisão para caso alcançasse o primeiro lugar, assumir um eventual mandato, mas foi derrotado nas urnas ficando com 21,55%, 431.857 votos. Ele ficou em terceiro, atrás de Pollyanna Dutra, do PSB, e de Efraim Filho, do União, este eleito senador da República pela Paraíba.
Coutinho foi considerado inelegível pelo TSE após ter sido condenado por conduta vedada e abuso do poder político e econômico, pela concessão irregular de microcrédito pelo programa Empreender, pela distribuição de kits escolares e pela contratação e exoneração de servidores e prestadores de serviços no trimestre anterior ao pleito.
Ricardo Coutinho já havia perdido a eleição à Prefeitura de João Pessoa em 2020, quando ficou em sexto lugar atrás de Edilma Freire (PV), Walber Virgolino, Rui Carneiro, Nilvan Ferreira e Cícero Lucena.
Ele foi preso na Operação Calvário e foi denunciado sob a acusação de ser o chefe da organização criminosa responsável por desvios de milhões de reais da saúde e da educação na Paraíba. Ricardo Coutinho é réu em diversas ações criminais no âmbito da Operação Calvário.
Saiba mais:
- Ainda pendente de votação no TSE, desfecho sobre registro de candidatura de Ricardo Coutinho poderá ficar para depois das eleições
- TSE julga às 10h recurso de Ricardo Coutinho contra decisão do TRE-PB
- Ministra Cármen Lúcia nega recurso de Ricardo Coutinho contra decisão do TSE que estabeleceu inelegibilidade
- TSE disponibiliza sistema de apuração da Eleição; Ricardo Coutinho aparece com candidatura anulada sub judice
- Em parecer, PGR pede que TSE negue recurso e mantenha candidatura de Ricardo Coutinho indeferida