A Ford surpreendeu pelo fato de que uma pequena equipe da montadora passou os últimos dois anos desenvolvendo “em segredo” uma plataforma de baixo custo para carros elétricos compactos, disse o CEO Jim Farley na terça-feira.
“Fizemos uma aposta em silêncio há dois anos”, disse Farley aos investidores durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre e do ano inteiro da empresa, descrevendo a criação de uma “equipe de trabalho supertalentosa” que operava fora da “nave-mãe da Ford”.
“Eles desenvolveram uma plataforma flexível que não só será implantada em vários tipos de veículos, mas também será uma grande base de instalação de software e serviços”, disse Farley. Ele acrescentou que a Ford está ajustando seus gastos para se concentrar mais em veículos elétricos menores.
O preço acessível é uma das principais barreiras que impedem as pessoas de comprar mais carros elétricos e as montadoras de vendê-los em maior quantidade. Hoje em dia, a maioria dos carros movidos a bateria tem um preço premium, e os compradores preocupados com o orçamento têm poucas opções para escolher que custem menos de US$ 30.000 (R$ 150.000).
Nenhuma das opções elétricas atuais da Ford é o que se pode considerar “barato”. O SUV Mustang Mach-E custa a partir de aproximadamente US$ 43.000, enquanto a picape F-150 Lightning básica sai por mais de US$ 55.000. Mais autonomia e equipamentos mais sofisticados custarão ainda mais. Mesmo assim, o negócio de veículos elétricos da Ford está longe de ser lucrativo nesses primeiros dias. (Sua divisão Model e, dedicada a veículos elétricos e tecnologias relacionadas, registrou um prejuízo de US$ 4,7 bilhões em 2023).
O segmento de baixo custo é um campo de batalha emergente no espaço de EVs. Há anos, a Tesla tem planos de lançar um veículo de US$ 25.000. Em janeiro, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a plataforma de veículos de próxima geração da empresa, mais barata de construir, entrará em produção em 2025. Farley disse na terça-feira que o corte de custos será crucial para competir tanto com os próximos carros da Tesla quanto com os fabricantes chineses, que estão começando a exportar veículos elétricos para todo o mundo e podem chegar ao mercado dos EUA mais adiante.
“Todas as nossas equipes de veículos elétricos estão impiedosamente focadas no custo e na eficiência de nossos produtos de veículos elétricos”, disse. “Porque a concorrência final será a acessível Tesla e os OEMs chineses.”
INSEEDEVS