A Secretaria da Fazenda da Paraíba está analisando o cenário em relação à cobrança de IPVA para veículos elétricos no estado, com a possibilidade de zerar o imposto, como ocorre em Pernambuco e Rio Grande do Norte. Após a avaliação do assunto, poderá ser feita uma revisão ou modificação na cobrança. Na Paraíba, no primeiro ano, o IPVA é de 50%, mas o consumidor está buscando comprar onde o valor é zero.
A informação, conforme apurou o Click PB, foi repassada ao programa Arapuan Verdade, pelo secretário da Fazenda Marialvo Laureano. Está análise fará uma comparação com a situação dos estados vizinhos – Pernambuco e Rio Grande do Norte – e talvez possa avançar no sentido de garantir um benefício a mais no que diz respeito ao IPVA do carro elétrico para que a compra seja feita na Paraíba.
Em Pernambuco, assim como no Rio Grande do Norte, o IPVA é zero para carro elétrico, o que é visto pelo consumidor como um incentivo à compra, um atrativo do governo para que a compra seja feita onde não há cobrança do imposto.
Com a compra em outro estado, o consumidor acaba deixando o ICMS sobre, no mínimo, R$ 150 mil, que é o valor inicial do veículo em outro estado, valor que vai subir porque, se for importado, alcança o montante de R$ 165 mil em razão da taxação de importados pelo governo federal.