Problema

Calote: médicos denunciam que Hospital Napoleão Laureano não paga salários há oito meses

Situação no hospital é recorrente e vem se repetindo nos últimos meses. No entanto, os profissionais continuam trabalhando para não deixar os pacientes sem atendimento.

Hospital Napoleão Laureano, Salário, Atraso

Hospital Napoleão Laureano (Foto: Walla Santos/ClickPB)

Os médicos oncologistas que trabalham no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, estão sem receber salários há oito meses. A denúncia foi feita pelo jornalista Clilson Júnior, nesta terça-feira (16), durante o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM. O hospital é gerido pela Fundação Napoleão Laureano.

Segundo Clilson Júnior, a situação é recorrente e vem se repetindo nos últimos meses. No entanto, os profissionais continuam trabalhando para não deixar os pacientes sem atendimento.

Como visto pelo ClickPB, os problemas com a Fundação Napoleão Laureano começaram em 2019, quando indícios de problemas financeiros ameaçaram a continuidade dos atendimentos. A situação gerou uma investigação por parte do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que identificou anomalias contábeis e financeiras.

Na época, os gestores da Fundação alegaram que havia uma dívida com empréstimos no valor de mais de R$ 29,8 milhões. Na investigação, ficou comprovada que a dívida era de R$ 45,7 milhões.

Em fevereiro de 2021, o ClickPB notou que uma comissão de auditoria formada por integrantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Administração (CRA) e Conselho Regional de Medicina (CRM) identificou irregularidades na gestão do hospital e na gerência de recursos financeiros.

Em setembro de 2022, o coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba, promotor Octávio Paulo Neto, criticou a falta de transparência na gestão das contas do Hospital Napoleão Laureano.

“Estamos diante de uma caixa preta que precisa ser revelada à sociedade. Existem denúncias diárias agravadas pelo desabastecimento de medicamentos e insumos que provoca a interrupção dos serviços de saúde naquele hospital. Por outro lado, sabemos que volumosas quantias de emendas parlamentares, doações e parcerias financeiras são feitas aos milhões sem nenhum controle ou transparência. A sociedade precisa saber o que acontece naquela fundação e só dando transparência aos que se recebe e como se gasta, poderemos sanar todas as dúvidas desta gestão” disse Octávio Paulo Neto, como publicado pelo ClickPB.

Também em setembro, promotores e procuradores do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB) expediram uma recomendação conjunta visando dar mais transparência na gestão da Fundação Napoleão Laureano.

Leia mais:

Comissão formada por conselhos regionais detecta ilícitos na fundação que administra o hospital Napoleão Laureano, na Paraíba

Coordenador do Gaeco cobra transparência na gestão da Fundação do Hospital Napoleão Laureano

Promotores e procuradores fazem recomendação conjunta para que Hospital Napoleão Laureano dê mais transparência a recursos recebidos

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Procedimento raro: feto recebe transfusão de sangue antes do nascimento na Paraíba

2

Paraíba

Governo suspende Operação Carro-pipa em 70 cidades da Paraíba a partir da próxima semana

3

Paraíba

Deputado Bosco Carneiro diz que deixa bloco de oposição na Assembleia após pedido de Hugo Mota

4

Paraíba

Umidade do ar pode chegar a 20% em quase 100 municípios da Paraíba e INMET emite alerta

5

Paraíba

“Queriam instaurar um império do crime” diz advogado paraibano sobre inquérito da PF que investiga planos de matar Lula