Quase metade dos estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio (49,2%) não realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. O número é ainda maior no recorte das escolas públicas, onde 53,3% desses alunos não fizeram a prova. Diante dos resultados, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a realização de uma pesquisa com todos os inscritos para entender o motivo de desistências.
“É preciso identificar qual a razão do jovem que concluiu o ensino médio não realizar o Enem. Saber o motivo em cada rede, em cada estado, e dialogar”, afirmou Santana, que avalia ser preocupante o alto percentual.
O ministro frisou que o Enem é a entrada democrática ao ensino superior e que, para elevar o número de participantes, também é necessário o alinhamento com os gestores locais. “Estamos articulando com as redes estaduais a partir desse resultado para que a gente possa mudar e reverter esses números.”
O Enem é o exame que avalia o desempenho dos alunos que estão terminando o ensino médio e é a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e de iniciativas do MEC como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados dessa pesquisa devem sair até o fim de março. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, pontuou que é preciso estabelecer uma abordagem para “convencer que a educação superior está ao alcance dos jovens” por meio do Enem. “É o caminho mais imediato, de mais fácil acesso, um modelo democratizador”, defendeu.
Segundo Palacios, os números sugerem que há um problema de mobilização, uma vez que há estados com altos índices de participação e outros com adesões baixas. O Ceará, por exemplo, lidera o ranking positivo, com mais de 80% dos concluintes do ensino médio realizando o Enem em 2023. Na outra ponta está Roraima, onde o percentual de estudantes que fizeram o exame foi de 31,5%.
“O MEC pode agir no sentido de fazer que todos se aproximem das maiores marcas. Acredito que é uma questão de mobilização e convencimento e que teremos êxito para melhorar esses números”, disse Palacios.
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