Capacitação

Instituto oferece curso de formação de assistente terapêutico para profissionais que atuam com crianças autistas em João Pessoa

Os profissionais vão abordar, no curso, temas como conceitos básicos TEA, aquisição de habilidades, comunicação verbal, comunicação alternativa, sensorial, primeiros socorros.

Crianças com autismo são acompanhadas pelo assistente terapêutico.

Cuidado e atenção são fundamentais para crianças com TEA (Foto: Dayse Euzébio/Secom JP)

Ensinar novas habilidades às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), colaborar com a equipe interdisciplinar e orientar as famílias. Este é o papel do assistente terapêutico (AT), um profissional cada vez mais requisitado para atender às necessidades dos autistas. Para formar novos profissionais, o Instituto Espectro do Saber está abrindo uma nova turma para o curso presencial de Formação de Assistente Terapêutico (AT). As aulas começam no dia 19 de janeiro e acontecem na Faculdade Unicorp.

O curso tem carga horária de 160 horas e é dividido em dez módulos que serão ministrados pelos psicólogos e analistas do comportamento Daniele Perine, Caio Calado, Melissa Ribeiro. Também contam com o fonoaudiólogo e especialista em distúrbios da fala Lucas Henrique; Frank Yure, terapeuta ocupacional; Bárbara Alencar, analista do comportamento e pedagoga.

Os profissionais vão abordar temas como conceitos básicos TEA, aquisição de habilidades, comunicação verbal, comunicação alternativa, sensorial, comportamentos interferentes e práticas, além de primeiros socorros.

“O papel do assistente terapêutico é ensinar novas habilidades às crianças e também colaborar com a equipe interdisciplinar. Ele vai na necessidade da criança e ensina pré-requisitos. Muitas vezes, a crianças não sabem atividades da vida diária e o AT colabora. Tudo é sob orientação do analista. O papel do AT, tanto escolar, quanto clínico ou domiciliar é ensinar novas habilidades à criança”, explica a diretora comercial do Instituto Espectro do Saber, Kaline Souza.

O profissional trabalha a socialização, as habilidades acadêmicas, sociais e da vida diária, envolvendo tudo o que seja necessidade do dia a dia da criança. Ele tem papel fundamental porque ajuda a estimular os pequenos de forma intensiva a partir de um trabalho individualizado.

“O assistente terapêutico começa a fazer parte da vida daquela criança, não só ensinando novas habilidades, mas também colabora no desenvolvimento, ensinando a criança a se comunicar, principalmente quando tem o papel de ajudar a equipe multidisciplinar. É um trabalho bem importante porque engloba um pouco de cada terapia, trabalhando a comunicação, as habilidades de convívio e orientando a família sobre como reagir com a criança”, acrescenta.

Curso

O Instituto Espectro do Saber https://www.instagram.com/institutoespectrodosaber/oferece uma variedade de cursos de capacitação e qualificação, abordando temas que envolvem o Transtorno do Espectro Autista, com emissão de certificação. O curso acontece às sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 17h30.

O contato para informações e inscrições é (83) 98870-8184 ou o e-mail [email protected]. O valor total do curso é de R$ 1.800 e pode ser parcelado em até dez vezes nos cartões.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Primeiro concorrente nacional do Ozempic tem produção aprovada pela Anvisa

2

Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra 49ª doação de múltiplos órgãos do ano

3

Saúde

Médico de Conceição, na Paraíba, descobre paciente com coração no lado direito do corpo e outros órgãos “invertidos”

4

Saúde

Psiquiatra diz que redes sociais geram ilusão sobre bem-estar e alerta que Brasil é um dos países onde mais se comete suicídio

5

Saúde

Teleconsulta pediátrica: mais saúde para as crianças, mais tranquilidade para os pais