Ensinar novas habilidades às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), colaborar com a equipe interdisciplinar e orientar as famílias. Este é o papel do assistente terapêutico (AT), um profissional cada vez mais requisitado para atender às necessidades dos autistas. Para formar novos profissionais, o Instituto Espectro do Saber está abrindo uma nova turma para o curso presencial de Formação de Assistente Terapêutico (AT). As aulas começam no dia 19 de janeiro e acontecem na Faculdade Unicorp.
O curso tem carga horária de 160 horas e é dividido em dez módulos que serão ministrados pelos psicólogos e analistas do comportamento Daniele Perine, Caio Calado, Melissa Ribeiro. Também contam com o fonoaudiólogo e especialista em distúrbios da fala Lucas Henrique; Frank Yure, terapeuta ocupacional; Bárbara Alencar, analista do comportamento e pedagoga.
Os profissionais vão abordar temas como conceitos básicos TEA, aquisição de habilidades, comunicação verbal, comunicação alternativa, sensorial, comportamentos interferentes e práticas, além de primeiros socorros.
“O papel do assistente terapêutico é ensinar novas habilidades às crianças e também colaborar com a equipe interdisciplinar. Ele vai na necessidade da criança e ensina pré-requisitos. Muitas vezes, a crianças não sabem atividades da vida diária e o AT colabora. Tudo é sob orientação do analista. O papel do AT, tanto escolar, quanto clínico ou domiciliar é ensinar novas habilidades à criança”, explica a diretora comercial do Instituto Espectro do Saber, Kaline Souza.
O profissional trabalha a socialização, as habilidades acadêmicas, sociais e da vida diária, envolvendo tudo o que seja necessidade do dia a dia da criança. Ele tem papel fundamental porque ajuda a estimular os pequenos de forma intensiva a partir de um trabalho individualizado.
“O assistente terapêutico começa a fazer parte da vida daquela criança, não só ensinando novas habilidades, mas também colabora no desenvolvimento, ensinando a criança a se comunicar, principalmente quando tem o papel de ajudar a equipe multidisciplinar. É um trabalho bem importante porque engloba um pouco de cada terapia, trabalhando a comunicação, as habilidades de convívio e orientando a família sobre como reagir com a criança”, acrescenta.
Curso
O Instituto Espectro do Saber https://www.instagram.com/institutoespectrodosaber/oferece uma variedade de cursos de capacitação e qualificação, abordando temas que envolvem o Transtorno do Espectro Autista, com emissão de certificação. O curso acontece às sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 17h30.
O contato para informações e inscrições é (83) 98870-8184 ou o e-mail [email protected]. O valor total do curso é de R$ 1.800 e pode ser parcelado em até dez vezes nos cartões.