Para quem passa pela BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa, nas imediações do bairro do Bessa, é impossível não observar o estado de abandono em que se encontra o prédio do antigo Hiper Bompreço. Porém o local, uma das maiores áreas comerciais na Grande João Pessoa, poderá se transformar em uma espécie de ‘combo’ de empreendimentos do Carrefour, com um hipermercado Atacadão e um Sam’s Club. Segundo apurou o ClickPB, ainda não há data exata para a nova utilização do antigo ‘Hiper’, porém o plano do Carrefour é que entre 2024 e 2026 sejam convertidas 40 estruturas de hipermercados pertencentes a rede em Atacadão e Sam’s Club.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, o quantitativo de conversões consta em um ‘fato relevante’ divulgado pelo Carrefour e Atacadão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no mês de novembro de 2023. A Rede não confirma quais estruturas de hipermercados devem ser convertidas, porém, segundo fontes detalharam ao ClickPB o antigo prédio do ‘Bompreço da estrada de Cabedelo’, estaria nas intenções de conversão da companhia, ainda em análise.
Em outubro do ano passado, uma ‘unidade mista’ do Atacadão e Sam’s Club foi inaugurada no Rio de Janeiro, e o plano de expansão foi citado pelo Jornal Estadão, Revista Exame e pelo site ‘Neofeed’, especializado em economia. Este último, inclusive, trouxe a possível expansão para João Pessoa. Vale lembrar que dos dois hipermercados da rede Bompreço comprados pelo grupo na Grande João Pessoa, apenas o da BR-230 ficou sem utilização, já que o do Parque Solón de Lucena (Lagoa) foi transformado em Carrefour.
O que é o Sam’s Club?
Trata-se de um ‘clube de compras’, criado na década de 1980 nos Estados Unidos. Quando o Carrefour comprou as empresas pertencentes ao Grupo Big (que por sua vez, já comprou as empresas do Walmart), também adquiriu a bandeira. O Sam’s tem como foco o público de classe média-alta. O cliente paga uma taxa anual para pode ter direito a descontos nos produtos vendidos no estabelecimento. Aqui no Brasil, nas lojas do Sam’s Club, há bastante itens importados e produtos em tamanhos não convencionais, por exemplo. No Nordeste, há unidades por exemplo em Natal (RN) e no Recife (PE).
Projeções da empresa
Segundo fato relevante divulgado pelo Grupo Carrefour na Bovespa, “entre 2024 e 2026, a Companhia espera converter aproximadamente 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club. Aproximadamente 20 dessas conversões ocorrerão em 2024”. Ainda conforme a nota, em 2024, a Companhia planeja abrir entre 10 e 12 lojas Atacadão e entre 7 e 9 lojas Sam’s Club. Já os gastos de capital para o ano fiscal de 2024 devem variar entre R$ 2,3 bilhões até R$ 2,6 bilhões.
Fechamento de lojas do Grupo Carrefour na Paraíba
Como trouxe o ClickPB em reportagens nos últimos dias 04 e 05 de janeiro, o Grupo Carrefour deve realizar até o fim deste mês o fechamento de lojas da rede Todo Dia, que também pertencia ao Big/Bompreço, na Paraíba e outros estados. A informação inicial, por parte de colaboradores da própria empresa, era de que todas as unidades ‘Todo Dia’ no país seriam fechadas, porém o Carrefour, em nota ao ClickPB, tratou o fechamento como abrangente a apenas “algumas unidades”.
O ClickPB também obteve informações de que os hipermercados Carrefour localizados no Shopping Partage, em Campina Grande, e no Parque Solón de Lucena (Lagoa) poderiam ser fechados ainda no primeiro semestre de 2024. O grupo nem nega, nem confirma a informação referente às lojas.
Em contato com o Carrefour, o ClickPB foi informado de que “conforme divulgado em 28 de novembro deste ano, o Grupo Carrefour Brasil está em processo de revisão do seu portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema. Neste sentido, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e também estão previstos alguns fechamentos pontuais”.
Ainda segundo a nota, a rede reafirma o compromisso com o estado da Paraíba, citado pelo Carrefour como “uma praça de extrema importância para nossos negócios, e que continuará contando com a presença do Grupo Carrefour Brasil em diferentes formatos de Varejo e Cash&Carry”. Para ler a íntegra do ‘fato relevante’, clique aqui.
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