A Paraíba está tendo uma primavera com o registro de temperaturas dois graus acima das médias máximas e mínimas para a estação. A informação foi detalhada ao ClickPB na manhã desta quinta-feira (16) pela meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Marle Bandeira.
De acordo com a meteorologista, esta primavera está sendo caracterizada por ter “temperaturas de verão”. Como exemplos ela citou os municípios de Patos, no Sertão do estado, e Campina Grande.
“Na região do Sertão, (a temperatura máxima) é em torno de 36, 37 graus em Patos, naquela região. No dia 14 deu 39.2 graus. Campina Grande (a temperatura máxima) é em torno de 30 graus na primavera. Dia 04 de novembro deu 33.1 graus”, citou.
Ao ClickPB, Marle Bandeira explicou que as altas temperaturas nos últimos dias em todo o estado se dão devido à atuação do fenômeno El Ninõ. “Normalmente quando se tem o fenômeno El Ninõ ocorre (sic) ausência de nuvens, uma massa de ar seca e quente, e faz com que realmente eleve essas temperaturas”, disse a reportagem.
Sensação térmica
Segundo apurou o ClickPB, a sensação térmica em alguns locais da Paraíba, especialmente na região do Sertão poderá ultrapassar os 40 graus Celsius. “Deve ultrapassar os 40 graus. Dependendo do local onde as pessoas se encontram, né… asfalto, prédio…não ter muito vento, tudo isso contribuiu”, explicou Marle Bandeira.
De acordo com a meteorologista, para constatar a sensação é necessário instrumentos e deve-se observar uma série de fatores, como por exemplo, vento, asfalto, quantidade de casas construídas na área.
“Varia muito de local para local. Mas em média pode aumentar dependendo do local, por exemplo, no centro da cidade, aumenta realmente três, quatro, cinco graus. Depende muito de onde a pessoa se encontre”, disse.
Previsão para os próximos dias de primavera
A previsão para os próximos dias da estação primavera – que termina no em 21 de dezembro – é que as temperaturas no estado variem entre 39 graus (máxima no Sertão) e 21 graus (mínima na região do Agreste e Brejo).
Amplitude térmica
Nos últimos dias, de acordo com dados da Aesa, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas em determinadas regiões do estado – amplitude térmica – tem sido de até quase dez graus Celsius.
Como exemplo, Marle Bandeira cita o município de Areia. “(Ontem) em Areia, a máxima foi 30,5 e a mínima 20.9. Então normalmente nesses lugares como Areia, Campina Grande e o Cariri a amplitude é maior que no litoral”.