Devoção

Romaria da Penha reúne mais de 500 mil fiéis em João Pessoa; programação encerra com missa no fim da tarde deste domingo

A procissão teve início às 22h, quando saiu da Igreja de Lourdes, no Centro da capital. A programação termina com uma missa às 17h, no santuário.

Romaria da Penha reúne mais de 500 mil fiéis em João Pessoa; programação encerra com missa no fim da tarde deste domingo

Este ano, a 260ª edição teve o tema 'Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão' — Foto:Reprodução/Redes Sociais/Arquidiocese

A 260ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha reuniu mais de 500 mil fiéis neste sábado (25) em João Pessoa. Com o tema ‘Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão’, a festividade contou com esquema de segurança, ônibus extras e centenas de trios elétricos. A procissão teve início às 22h, quando saiu da Igreja de Lourdes, no Centro da capital. A programação termina com uma missa às 17h, no santuário. 

Como visto pelo ClickPB, por cerca de 14 quilômetros durante mais de 6h, os milhares de devotos caminharam carregando objetos como, réplicas de casas, apartamentos, exames, carteira de trabalho e tantos outros símbolos de graças alcançadas por intercessão da Virgem da Penha.

Conforme acompanhou o ClickPB, a romaria saiu da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, por volta das 22h desse sábado (25) e se encerrou por volta das 3h45 deste domingo (26), com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha e a missa campal presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson. 

A Romaria de Nossa Senhora da Penha contou com a presença de líderes religiosos renomados. Dentre eles, destacam-se Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); Dom José Gonzáles Alonso, Bispo emérito de Cajazeiras, PB; e Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.

Além desses, a festividade recebeu diversos outros nomes do clero paraibano e de outras partes do país, entre eles o padre Geraldo Magela, representante da Diocese de Pesqueira em Pernambuco.

A Romaria de Nossa Senhora da Penha ocorre desde 1763, e este ano, a 260ª edição teve o tema ‘Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão’. Os romeiros percorreram 14 quilômetros durante mais de 6h de caminhada até o Santuário da Penha. 

A programação começou no dia 18, com hasteamento da bandeira, missa e procissão pelo bairro da Penha. A Festa da Penha 2023 termina neste domingo (26), com mais celebrações no santuário. 

Às 09h30 ocorreu a primeira missa. Já às 11h, teve a segunda celebração eucarística. De acordo com a Arquidiocese, às 15h há outra missa, presidida pelo padre Geraldo Magela, da Diocese de Pernambuco, e às 17h, ocorre a cerimônia de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha, com o reitor do Santuário, monsenhor Nereudo Freire.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Instituto São José cobra R$ 15 milhões ao Padre Egídio e outros investigados por desvios no Hospital Padre Zé

2

Religião

Padre Nilson Nunes faz show aberto ao público nesta quinta, em João Pessoa

3

Religião

Missas de Natal são celebradas na Basílica de Nossa Senhora das Neves; confira horários

4

Religião

Católicos e evangélicos celebram véspera de Natal com missas e cultos em João Pessoa nesta terça-feira

5

Religião

Padre paraibano diz que Jesus foi esquecido e pede que pais não levem filhos para ver Papai Noel: “não suporto aquele velho”