O dia 8 de dezembro, sexta-feira, é feriado em Campina Grande e João Pessoa e muita gente ainda tem dúvidas sobre os motivos de a data não ser celebrada em todas as cidades paraibanas. O ClickPB foi em busca da explicação para isso e verificou que uma das razões é que os feriados religiosos devem ser decretados por leis municipais que os estabeleçam.
Para iniciar os esclarecimentos sobre este feriadão nas duas maiores cidades do estado, o ClickPB começa informando que 8 de dezembro é Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A santa é padroeira da igreja católica, religião que dá vários títulos à Virgem Maria, sendo esse um deles.
E é por se tratar de um feriado religioso que cada município deve ter uma lei municipal específica que determine a folga.
Em Campina Grande, a história desse feriado é antiga, vem desde 1769. Naquele ano, foi criada oficialmente na cidade a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que também se consagrava padroeira da cidade. Desde então, para celebrar a padroeira, a cidade para.
Já a história do feriado em João Pessoa é um pouco diferente. Na capital, a data entra nos quatro feriados religiosos que cada cidade brasileira tem direito de decretar. De acordo com a legislação federal, cada município deve estabelecer quatro feriados religiosos municipais. Eles foram definidos em João Pessoa pelo Governo Municipal através da Lei 8.805 de 23 de junho de 1999.
O dia 8 de dezembro pode ser considerado ponto facultativo em outras cidades, o que significa que a dispensa do expediente e funcionamento de serviços pode ou não acontecer, a depender de cada estabelecimento.
O Governo do Estado já decretou ponto facultativo nesta sexta-feira e, embora não seja feriado estadual, as repartições públicas não funcionam no 8 de dezembro.
Comércio deve abrir no feriado
De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Nivaldo Vilar, nas cidades onde o 8 de dezembro é feriado o comércio pode continuar funcionando normalmente, desde que os lojistas respeitem as regras de pagar o dia trabalhado e dar uma folga aos funcionários.
Ele acredita que por se tratar de um fim de ano, o comércio deve ficar quase que totalmente aberto neste dia. “É época de fim de ano, época de vendas aquecidas e, por isso, os lojistas devem optar por abrir, a maioria vai abrir”, enfatizou.
Programação religiosa em Campina Grande
Por se tratar da padroeira da cidade, a igreja católica reserva uma programação diferenciada em Campina Grande para comemorar a data. Os festejos iniciaram desde o dia 29 de novembro e vão até o dia 8 de dezembro.
No dia 8, o grande dia da Solenidade da Imaculada Conceição, serão realizadas três Missas: às 7h, às 10h e às 17h; pela manhã, às 7h, a missa contará com a presidência do Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes; às 10h Missa solene com Dom Dulcênio; às 16h acontece a grandiosa procissão saindo da Catedral com destino ao Parque do Povo onde Dom Dulcênio preside a Santa Missa de encerramento às 17h.