Dados

Casos de morte por meningite aumentam 250% na Paraíba nos últimos três anos e médica faz alerta

Os casos de meningite também estão se confirmando na região de Sousa, onde três deles já foram confirmados, três foram descartados e quatro seguem em investigação.

Casos de morte por meningite aumentam 250% na Paraíba nos últimos três anos e médica faz alerta

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos — Foto:Reprodução

Os números de casos de meningite vêm aumentando nos últimos três anos, na Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, de 2021 para 2023 o aumento de mortes pela doença, por exemplo, aumentou 250% passando de seis mortes, em 2021, para 21, em 2023. Este ano já foram notificados 145 casos suspeitos de meningite e destes, 73 (50,34%) foram confirmados.

Os dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) os quais o ClickPB teve acesso, mostram que 24 casos notificados seguem em investigação e 48 foram descartados.

Os casos de meningite também estão se confirmando na região de Sousa, onde três deles já foram confirmados, três foram descartados e quatro seguem em investigação. Os números levaram a médica Nayara Aristóteles, do setor de controle de infecção do Hospital Distrital de Sousa, a fazer um alerta à população. Ela destacou os sintomas que a doença pode apresentar para ser identificada e deu dicas sobre prevenção.

“A meningite é uma inflamação no saquinho que envolve nosso cérebro e isso pode causar dores de cabeça, febre, vômitos, alterações na visão e diversos outros sintomas. A meningite pode ser causada por bactéria, por vírus, por fungos e alguns outros agentes. A principal forma de prevenção é a vacinação que é administrada na infância”, ressaltou.

Outras formas de se prevenir da doença, segundo a especialista, é o uso de máscaras e também evitando o contato com pessoas com sintomas ou diagnosticadas com meningite. “Evitar multidões, aglomerações, concentrações de pessoas. Lembrando que a identificação precoce da doença é o que nos ajuda a tratar a doença”, falou.

Meningite

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina meningocócica conjugado sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
  • Vacina meningocócica ACWY: protege contra doenças meningocócicas do tipo A, C, W e Y.
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • BCG: protege contra as formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também ossos, rins e  meninges.

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença, e as  vacinas contra o meningococo são sorogrupo ou sorossubtipo específicas. São  utilizadas na rotina para imunização e também para controle de surtos.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Animação’Divertida Mente 2′ faz alertas sobre saúde mental

2

Saúde

Ser feliz: 7 hábitos que podem levar qualquer um a felicidade de acordo com a ciência

3

Saúde

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas

4

Saúde

Risco de queimaduras aumenta 25% nas férias de julho

5

Saúde

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados