A promotora de Justiça de Mamanguape, Ellen Veras, vai instaurar um procedimento extrajudicial para apurar o investimento de R$ 9 trilhões que deverá ser feito por empresários chineses em Mataraca, no Litoral Norte paraibano. Empresários e a Prefeitura divulgaram as ações e prometeram que o município vai ganhar um porto de águas profundas e se tornará uma Cidade Internacional.
Como apurado pelo ClickPB, a promotora informou que tomou conhecimento do investimento através da imprensa e vai apurar maiores detalhes sobre o suposto investimento.
“Instaurar um procedimento extrajudicial para apurar maiores detalhes da notícia junto aos órgãos responsáveis para verificar se há providências que deverão ser adotadas pelo Ministério Público da Paraíba”, informou a assessoria do MPPB ao ClickPB.
Entenda o suposto investimento
Segundo apurou o ClickPB, a previsão da Prefeitura de Mataraca é de que sejam investidos R$ 9 trilhões por meio da iniciativa privada. As conversas para as construções foram iniciadas há três anos.
A empresa Brasil CRT, de propriedade dos chineses, que está propondo o projeto em parceria com o poder público municipal, detalhou por meio de seus representantes que após o início da obra ela poderá entregue em até três anos.
O ClickPB verificou que a intenção é de construir o porto de Mataraca, entre a praia da Barra do Camaratuba e a praia do Guaju. Ele deverá ser edificado no estilo ‘offshore’ ou seja ‘extra margem’ e não diretamente ligado à Terra. No Nordeste, um exemplo é o porto de Pecém no Ceará.
Já a cidade inteligente, segundo a apresentação feita na segunda-feira (11), deverá ficar pronta em até cinco anos. A cidade internacional inteligente e o porto de águas profundas deverão ocupar uma área equivalente a 11 mil hectares, detalhou a empresa Brasil CRT, que assinou na segunda o protocolo de intenções para as obras.
Saiba mais sobre o prometido investimento de empresários chineses em Mataraca: