Alimentação

Profissional recomenda moderação para ficar em paz com a dieta e a balança no fim de ano

Com as comilanças de Natal e Ano-Novo, muitos ficam frustrados com a balança nesse período; saiba manter a dieta sem deixar de aproveitar

Profissional recomenda moderação para ficar em paz com a dieta e a balança no fim de ano

Um dos maiores erros nesse tipo de situação é tentar se privar completamente

As festas de fim de ano costumam ser o terror de quem faz dieta para emagrecer ou tenta uma alimentação mais saudável. Ficar em paz com a balança e manter a dieta neste período parece impossível com todas as refeições de Natal e Ano-Novo.

Chester, tender, panetone, outras diversas sobremesas… São tantas delícias que é comum ganhar uns quilinhos no final do ano. Entretanto, isso não significa perder a paz com a balança, e a endocrinologista Lorena Lima Amato está aqui para ajudar.

A seguir, a profissional lista algumas dicas para não ganhar tanto peso nas celebrações e ficar tranquilo consigo mesmo nessa época:

Tente ficar longe das mesas de petiscos

Se estiverem todos sentados ao redor da mesa, isso não é uma possibilidade. Contudo, em algumas festinhas e celebrações de fim de ano pode haver uma mesa de petiscos com todas as comidas.

Aí, vale não ficar tão perto e só ir até ela realmente nas horas que for pegar algo. Assim, você evita a tentação de ficar beliscando o tempo todo e come somente aquilo que realmente quer.

Não se prive, modere

Um dos maiores erros nesse tipo de situação é tentar se privar completamente de tudo aquilo que engorda (e que é gostoso).

Primeiramente, porque o Natal e o Ano-Novo só ocorrem uma vez por ano e dar aquela fugidinha com moderação da dieta não vai estragar todo o esforço que você fez antes e fará depois.

E, em segundo lugar, é quase impossível resistir a tudo nas celebrações, ou seja, você vai comer mesmo assim. A diferença é se vai se culpar por isso ou não: por isso, a solução é não exagerar.

Segundo Dra. Lorena, estudos mostram que o maior prazer na hora da alimentação acontece no início, com os primeiros pedaços. Então, dá para comer um pouco de cada coisa com moderação e ainda se deliciar muito.

Pense bem nas bebidas

É comum maneirar nas comidas, mas acabar se perdendo nas bebidas e sabotando tudo. Para que isso não aconteça, dê preferência para líquidos com menos açúcar.

A quantidade ingerida também é importante. Nesse sentido, a endocrinologista recomenda uma técnica para não deixar o exagero acontecer.

“Espere o copo esvaziar para enchê-lo novamente. Assim, terá controle de quanto está bebendo. E faça uma proposta para você de quanto você pode beber dentro das calorias pretendidas e tente cumprir a meta”, diz.

No caso das bebidas alcoólicas, fica outra dica: a cada gole, beba um pouquinho de água, para que o seu organismo não fique desidratado.

Não tenha medo da balança

Após as festas de fim de ano, não é necessário tem medo da balança e nem fazer uma dieta super restritiva para compensar.

“Pese-se, veja se ganhou peso e retome sua rotina de qualidade de vida, com alimentação equilibrada, atividade física diária e boas noites de sono. São ótimos ingredientes para começar bem 2024”, orienta Dra. Lorena.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Criança de quatro anos é atendida em hospital após engolir cadeado com as chaves

2

Saúde

Mulher morre no banheiro após “harmonização de bumbum” no Recife; médico é investigado

3

Saúde

Febre Amarela: São Paulo confirma primeiro caso em humano em 2025

4

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde apresenta solução para crise oncológica no Hospital da FAP, em Campina Grande

5

Saúde

Separações entre pessoas com mais de 50 anos estão aumentando