Cotidiano

Alemanha se prepara para a Copa

None

O país sede da Copa 2006, a Alemanha, se prepara para receber milhares de turistas a partir dos próximos meses. Além de melhorias na infra-estrutura, o governo promete oferecer atrações para todas as idades, gostos e bolsos. Uma prévia disso tudo pode ser conferida no site oficial do governo alemão, que oferece toda a programação detalhada.

Em termos de turismo, a Alemanha tem muito o que oferecer aos seus visitantes: paisagens as mais diversas, variadas ofertas de lazer, um grande número de eventos desportivos e culturais, além de uma excelente infra-estrutura. Isto e muito mais atrai anualmente milhões de turistas para a Alemanha.

Apesar da alta densidade populacional, a Alemanha é rica em belezas naturais. E não poderia ser diferente: com dois mares ao norte, lagos e rios, serras e montanhas, muitos parques naturais e reservas da biosféra o país oferece natureza de forma especialmente variada. Paisagens como os férteis vales dos rios Reno e Mosela, as extensas áreas de marisma do Mar do Norte, ou os lagos e serras aos pés dos alpes muitas vezes infundiram tradições e costumes centenários nas respectivas culturas regionais.

Uma rica oferta de lazer

Ofertas para o tempo de lazer e para o esporte não faltam em parte alguma. As possibilidades são muitas: extensos caminhos para passeios e ciclismo, pistas para desportos de inverno, variados tipos de esporte aquático atraem um grande número de pessoas. Uma densa rede de instituições de wellness promete descanso e relaxamento. Os amantes do esporte também encontram entretenimento de primeira. Muitas cidades oferecem competições em diversas modalidades desportivas. Claro que nestes casos na Alemanha o futebol sempre vem em primeiro lugar. Estima-se que os jogos da Bundesliga a cada temporada atraem 10 milhões de pessoas.

As cidades na Alemanha – atrações de todo tipo

Aquele que deseja vivenciar arte e cultura intensamente vai ao lugar certo quando escolhe a Alemanha. Inúmeros castelos e palácios, igrejas e conventos, e os centros históricos bem conservados atraem um grande número de pessoas. E há também as “Magic Cities”, como Frankfurt, Dresden, Hamburgo, Colônia e Munique, que, além dos fantásticos monumentos e das importantes instituições culturais, oferecem um sem-número de eventos sempre atuais.

Dentre todas as cidades, Berlim exerce um fascínio epecial sobre visitantes alemães e estrangeiros. Esta metrópole, dividida em duas até 1989, é um símbolo único da reunificação alemã. E hoje em dia a capital da Alemanha se apresenta mais viva e apaixonante do que nunca: antiga e moderna arquitetura, cultura de épocas passadas e vanguarda, um panorama vivo da arte e do teatro, feiras e eventos musicais internacionais – Berlim tem algo a oferecer a todos os gostos.

Monumentos culturais

A oferta cultural das pequenas cidades também pode ser surpreendente. Isto está ligado à história do país, que foi se desenvolvendo a partir de muitos pequenos Estados. Assim, entre os trinta monumentos declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco na Alemanha estão não apenas a Museumsinsel (ilha dos museus) de Berlim e a catedral de Colônia, mas também os centros históricos de Bamberg e de Stralsund, e a cidade clássica de Weimar.

As inúmeras festas populares realizadas em toda a Alemanha e os desfiles registram um número maior de visitantes a cada ano. E esta tendência vai muito além da Oktoberfest de Munique, do mercado de natal Christkindlesmarkt de Nurembergue, ou do carvanal da região da Renânia. Há também o carnaval de Rottweil, cujos primórdios datam do século 15, e que a cada ano atrai dezenas de milhares de visitantes à Floresta Negra. No norte do país a Hanse Sail Rostock reúne cerca de 200 barcos tradicionais e embarcações grandes e milhões de visitantes no segundo fim de semana de agosto. A Hanse Sail Rostock é o maior evento marítimo do Estado costeiro de Mecklenburg-Vorpommern.

Uma rede de transporte densa e moderna

Com 82 milhões de habitantes numa área de 350.000 quilômetros quadrados a Alemanha é um dos países mais populosos da Europa. Assim, a rede de transportes tem que ser densa e boa. De Hamburgo a Munique e de Colônia a Berlim – de carro, de trem, de ônibus ou de avião, todos os lugares são de fácil e rápido acesso. A rede Intercity da ferrovia cresce continuamente, o sistema ramificado de auto-estradas e uma moderna rede de tráfego aéreo garantem a todos os passageiros e viajantes uma viagem tranqüila sob os mais recentes padrões de segurança.

Ao largo das grandes vias de rolamento quase uma centena de rotas turísticas como a “Estrada Romântica” ou a “Estrada do Vinho” passam por belas paisagens, idílicas localidades, cidades antigas, e monumentos históricos.

A hospitalidade é o ponto forte

Na Alemanha, o visitante encontra hospedagens de todos os tipos e de todas as categorias: deste o alojamento particular até o hotel de alto luxo, passando por pensões e apartamentos ou casas de aluguel por temporada. Mesmo nas categorias de preço mais baixo são impostos e controlados determinados padrões, de tal modo que sempre pode-se contar com um nível básico de conforto.

Já não é segredo que em termos culinários a Alemanha tem mais a ofercer do que apenas salsichas e chucrute. Ainda que a cozinha regional seja sempre muito bem representada, as regiões rurais também oferecem restaurantes de cozinha internacional. Por sinal, os amantes da boa cozinha não precisam restringir-se às grandes cidades, restaurantes excelentes podem ser encontrados em toda parte.

Fonte: Departamento de Imprensa da República Federal da Alemanha – http://wm2006.deutschland.de

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

João Azevêdo veta projeto e acender fogueiras continua proibido na Paraíba

2

Cotidiano

Novo prazo de entrega da Ponte das Três Ruas deve ser definido na próxima semana

3

Cotidiano

Litro da gasolina: saiba onde pagar o menor preço em João Pessoa

4

Cotidiano

Mercado de Oitizeiro vai ser realocado para terreno às margens da BR-230

5

Cotidiano

STF decide descriminalizar porte de maconha para uso pessoal; ministros ainda vão estabelecer quantidade