Paraíba

Agenda inicial do Senar-PB já conta com dez capacitações profissionais

None

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional da Paraíba (Senar-PB) já tem programado para este mês de abril a realização de dez cursos distintos de capacitação profissional, em doze municípios paraibanos. Cerca de 150 pessoas – entre jovens e adultos que moram no campo, assim como membros da família – serão beneficiados nos próximos trinta dias com a oportunidade de adquirir conhecimentos aplicáveis em atividades rurais ou voltadas para confecção de artesanatos. Os cursos, que são totalmente gratuitos, enquadram-se em duas classificações: Formação Profissional Rural (FPR) ou Promoção Social (PS).

Dentre as classificações citadas serão ministrados as seguintes capacitações: “Alimentação e Nutrição Alternativa”, “Trab. na Olericultura Básica”, “Trab. na Bovinocultura de Leite”, “Planejamento Familiar”, “Trab. na Apicultura Básica”, “Trab. na Administração de Associações e Sindicatos Rurais”, “Trab. na Aplicação de Agrotóxicos”, “Pintura em Tecidos”, “Trab. Beneficiamento de Carnes” e “Trab. na Avicultura Básica”. Alguns dos treinamentos já foram iniciados esta semana e a programação das capacitações estende-se até o dia 28 de abril. Guarabira, Esperança, Campina Grande, Caiçara, Lagoa de Dentro, São João do Tigre, Caaporã, Mataraca, Poço José de Moura, Juazeirinho, Coremas e Princesa Isabel são as cidades previamente programadas para sediarem as capacitações profissionais ministradas pelos instrutores do Senar-PB.

“Os cursos são preparados a partir de demandas da própria localidade. Geralmente, são os Sindicatos de Produtores Rurais e as entidades parceiras que solicitam os treinamentos ao Senar-PB”, explicou o coordenador técnico do Senar-PB, Carlos Patrício. O coordenador ressaltou, ainda, que a maioria das capacitações ajuda a desenvolver a economia local, visto que a mão-de-obra passa a ser especializada. Para atender às demandas, o Senar-PB faz apenas algumas exigências, como montar turmas com no mínimo 15 alunos e todos maiores de 16 anos, no caso de ação de Formação Profissional Rural. Para os de Promoção Social, não há limite de idade. Todos os cursos são destinados aos produtores/trabalhadores rurais e suas famílias ou a pessoas que pretendam exercer atividades profissionais no meio rural.

Conforme o superintendente do Senar-PB, Joaquim Osterne Carneiro, o cronograma dos treinamentos idealizado pelo Senar junto com os parceiros que ajudam a viabilização das ações, procura ser o mais compactado possível, porém sem perder a qualidade das informações transmitidas. Isso porque, muitas vezes o produtor não pode passar mais do que dois dias distante de sua produção. “Grande parte dos cursos são realizados em módulos, para que o maior número de produtores e agricultores possam ser beneficiados e tenham a chance de adquirir mais conhecimento para melhorar a produção, quantitativa e qualitativamente”, contou o dirigente.

“Levar educação e conhecimento para o homem do campo, objetivando elevar a produtividade e a qualidade daquilo que cultivam é a função do Senar”, observou o presidente do Conselho Administrativo da entidade, Mário Borba, acrescentando que por meio dessas qualificações muitos produtores começam a incrementar a renda, proporcionando melhoria de vida para a família. A responsabilidade de realização dos treinamentos é do Senar-PB, contudo, em alguns casos, a entidade conta com a parceria, em forma de cooperação técnica e financeira, com diversas instituições, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo do Estado e Prefeituras, Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), entre outros.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Morre Biliu de Campina, ícone da música paraibana e nordestina, aos 75 anos

2

Paraíba

Cícero Lucena classifica invasão de vereadores no Hospital do Pet como “politiqueiro” e detona Ruy Carneiro

3

Paraíba

Corpo de bebê achado em lixeira na Paraíba continua no Numol e órgão vai pedir à justiça autorização para enterro

4

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa registra boletim de ocorrência contra vereadores e alega que parlamentares invadiram Hospital Veterinário

5

Paraíba

Nilvan lidera com folga disputa pela Prefeitura de Santa Rita, mostra pesquisa