Empresários do setor turístico, representantes de associações dos municípios do Pará e instituições de ensino, além de outros segmentos ligados ao turismo, assistiram na manhã desta quinta-feira (09), no auditório Carlos Roque da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a palestra de divulgação da Feira Internacional de Turismo (Fita 2006), que será realizada em Belém no período de 15 a 18 de junho.
O presidente da Paratur, Adenauer Góes, falou sobre as novidades do evento para este ano e também apresentou um balanço da evolução da Feira desde a realização de sua primeira versão em 2002. Entre as principais inovações apresentadas durante o evento, está o novo modelo que será instituído para a Bolsa de Negócios que terá o mesmo formato da Brazil National Tourism Mart (BNTM), a bolsa de turismo do Nordeste.
Para Adenauer Góes, “a principal motivação para a escolha do modelo BNTM é o fato dela ser a mais bem sucedida feira de turismo do Brasil e nós precisamos seguir os exemplos bem sucedidos”. Outro ponto de destaque da Fita 2006 será a realização de seminários que vão abordar os temas: Aviação na Amazônia e Roteiros Integrados Amazônicos, dois setores considerados prioritários para o desenvolvimento do turismo nos países Pan-amazônicos, uma das metas da Fita 2006, além do fomento do turismo na Amazônia Paraense.
Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Leonardo Lobato “desde a feira de 2004, a AMAM participa da Fita e os resultados dessa participação estão sendo extremamente positivos porque é um espaço estratégico para a divulgação do turismo no Marajó para o mercado nacional e internacional de turismo”.
O presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem do Pará (ABAV/PA), Ruy Martini, acredita que este ano o evento se consolida e que “é importante que os empresários do setor apostem na Fita 2006 como espaço de negociação”. Motivação que para o presidente da Paratur, Adenauer Góes, foi demonstrada com o grande número de empresários que compareceram na reunião de apresentação do evento em Belém. “A presença maciça dos empresários demonstra bem a importância da Fita e o espírito com que cada um se encontra com o evento no sentido de entendê-lo como referência para o fortalecimento dos negócios turísticos no Pará”, disse Adenauer Góes.
Durante a realização das palestras os empresários do setor também puderam visualizar a planta da Fita 2006. Alguns aproveitaram para já garantir as reservas para a feira que vai ocupar uma área de 9 mil metros quadrados.
Calendário de Palestras da Fita 2006
As palestras de divulgação da Fita 2006 para os empresários de turismo do Pará vão acontecer também em outras sete cidades que integram os Pólos de Turismo no Estado.
Nesta sexta-feira, às 15 horas, o evento será realizado no hotel Amazon Park em Santarém, município que integra o Pólo Tapajós. E as palestras prosseguem no dia 24 em Altamira (Pólo Xingú) e dia 31 em Salinópolis (Pólo Amazônia Atlântica). Em Abril as palestras serão realizadas no dia 14 em Soure e Salvaterra (Pólo Marajó) e em Maio nos dias 02 em Marabá e 08 em Conceição do Araguaia (Pólo Araguaia-Tocantins).
Fonte: Governo do Pará