Esporte

Iraque adia julgamento de Saddam por dois dias

None

O julgamento do ex-ditador Saddam Hussein foi adiado para esta quarta-feira (15), informaram hoje fontes judiciais.

A 16ª audiência do julgamento de Saddam e de sete de seus colaboradores teve início às 11h (5h de Brasília) no Alto Tribunal Penal de Bagdá.

A sessão começou com o interrogatório de Mohamad Azaui Alí, chefe local do partido Baas em Dujail. Saddam não estava presente na sala do tribunal.

Durante seu depoimento, Alí negou ter dito ao juiz de instrução que viu Barzan al Tikriti, meio-irmão de Saddam, realizar o massacre em Dujail, que resultou na morte de 148 xiitas.

Pelo segundo dia consecutivo, o juiz que preside o julgamento, Raouf Abdel Rahman, e a promotoria interrogaram os reús um por um. Três dos réus -todos altos membros do antigo partido Baas, foram ouvidos ontem.

O meio-irmão do ex-ditador, Barzan Ibrahim, e o ex-vice presidente iraquiano durante o regime de Saddam, Taha Yassin Ramadan, também devem ser ouvidos.

Saddam e sete de seus colaboradores são acusados pela morte de 148 xiitas, além de prisões ilegais e torturas em uma operação realizada na cidade xiita de Dujail após uma suposta tentativa de assassinato contra Saddam. Eles podem ser condenados à pena de morte.


Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze-PB comunica saída do goleiro Filipe Garça; destino deve ser a Ferroviária

2

Esporte

Botafogo-PB contrata atacante Welder, ex-CRB e Vitória

3

Esporte

Sousa é derrotado pelo América-RN e perde a segunda consecutiva na Série D

4

Esporte

CBF afasta árbitro e assistente de empate polêmico entre Treze x Atlético-CE

5

Esporte

Botafogo-PB anuncia a contratação do meia Sillas, ex-Santa Cruz e Campinense