Política

PSDB já admite antecipar convenção para definir candidato

None

O PSDB já estuda a possibilidade de antecipar a convenção do partido, prevista para junho, para definir o nome do candidato tucano à Presidência da República. A pré-convenção do PSDB, que pode ser realizada ainda neste mês, seria uma solução para o impasse que envolve esse processo.

O governador Geraldo Alckmin (SP) já oficializou a intenção de sair do cargo até o dia 31 para disputar a Presidência pelo PSDB. O prefeito José Serra (SP) ainda não sinalizou de público essa disposição, pois teria condicionado sua candidatura a um “chamamento” do partido.

Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a situação interna do partido é complicada e acha que dificilmente a definição saia amanhã. Na semana passada, o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse que a decisão sairia até amanhã.

“A gente espera que se [esse processo] se resolva amanhã. Se não tiver decisão temos três caminhos: a direção nacional ou a Executiva decidem a questão ou chamamos uma pré-convenção para o final deste mês com uma decisão mais ampla”, afirmou Álvaro Dias.

O senador paranaense disse que não é bom para a candidatura tucana a demora na escolha de um nome para disputar as eleições com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A demora na escolha já tem irritado a cúpula tucana há quase um mês. O senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado tem repetido que a disputa interna em seu partido favoreceu o crescimento de Lula nas pesquisas de intenção de voto.

Alckmin admitiu hoje a possibilidade da definição do candidato do PSDB à Presidência da República não sair amanhã e precisar passar por uma consulta ao diretório nacional do partido.

A pré-candidatura de Alckmin ganhou força nos últimos dias diante da insistência do governador de sair candidato a presidente pelo PSDB. A demora e hesitação de Serra de declarar de público a disposição de sair candidato à Presidência pelo PSDB também ajudaram a melhorar a cotação de Alckmin dentro da bolsa tucana de apostas.

Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Partidos têm até hoje para prestar contas do fundo partidário de 2023

2

Política

União da esquerda pode prejudicar Macron e dar vitória à direita radical nas eleições na França

3

Política

Prefeitura de Taperoá lança licitação de mais de R$ 801 mil para obra em campo de futebol

4

Política

“Não me peçam para fazer campanha”, diz Jackson Macedo após PT optar por Cartaxo como pré-candidato em João Pessoa

5

Política

PT nacional estuda rever apoio a pré-candidatura de Jhony Bezerra em Campina Grande; “equívoco”, analisa Jackson Macedo