Esporte

Prostituição forçada durante a Copa preocupa Parlamento Europeu

None

O comissário europeu de Liberdade, Segurança e Justiça, Franco Frattini, defendeu na segunda-feira (13) que sejam adotadas punições durante a Copa do Mundo para quem contratar os serviços de uma prostituta com pleno conhecimento de que ela é vítima de exploração sexual.

“Quando um cliente sabe que a pessoa é vítima de exploração, devemos reconhecer a necessidade de uma punição”, disse Frattini, num debate no Parlamento Europeu sobre como prevenir a prostituição forçada durante o próximo Mundial de futebol, na Alemanha.

O plenário do Parlamento Europeu votará nesta terça-feira, um projeto de resolução no qual apóia a campanha do Conselho nacional de mulheres alemãs, o “Cartão vermelho para a prostituição forçada” e pede ao Comitê Olímpico Internacional, a Fifa, à Uefa e à Federação Alemã que façam o mesmo.

Além disso, pede à Comissão e aos membros da União Européia que incentivem campanhas durante os eventos esportivos internacionais destinadas aos clientes potenciais. Outro objetivo é prevenir as mulheres contra “os riscos e os perigos de cair nas redes de tráfico de seres humanos”

O Parlamento também vai propor à Alemanha que estabeleça uma linha telefônica multilíngüe e que lance uma campanha de comunicação para oferecer apoio às mulheres obrigadas a se prostituírem durante o Mundial.

Frattini pediu uma “reflexão” entre os membros da União Européia sobre uma possível fórmula de prevenção da prostituição, como a já aplicada pela Suécia. E confirmou sua intenção de propor aos ministros de Justiça e Interior da UE a exigência de um visto temporário de entrada na UE, para os países considerados origem habitual de tráfico de prostitutas durante o Mundial da Alemanha.

Perante as críticas de algumas parlamentares, em particular do grupo Socialista, o comissário explicou que a obrigação de solicitar visto de entrada na União não pesaria só sobre as mulheres destes países. “Nunca me passou pela cabeça impor vistos só para mulheres”, ressaltou.


Agência EFE

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze-PB comunica saída do goleiro Filipe Garça; destino deve ser a Ferroviária

2

Esporte

Botafogo-PB contrata atacante Welder, ex-CRB e Vitória

3

Esporte

Sousa é derrotado pelo América-RN e perde a segunda consecutiva na Série D

4

Esporte

CBF afasta árbitro e assistente de empate polêmico entre Treze x Atlético-CE

5

Esporte

Botafogo-PB anuncia a contratação do meia Sillas, ex-Santa Cruz e Campinense