Saúde

Saúde de Três Lagoas faz mobilização contra a tuberculose

A campanha deste ano, em referência à Copa do Mundo, adota o slogan “Você está convocado para combater a Tuberculose”.

De 20 a 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, através do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, participa da Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose.

A campanha deste ano, em referência à Copa do Mundo, adota o slogan “Você está convocado para combater a Tuberculose”.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Antônio Carlos Modesto, durante a Semana Nacional serão intensificadas as ações de informação e atendimento. “O objetivo é orientar a população, informando sobre sintomas e tratamento. Também estaremos trabalhando para detectar novos casos da doença”, explica Modesto.

O tratamento da Tuberculose dura apenas seis meses e os medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo serviço público de Saúde. “O importante á haver diagnóstico e acompanhamento corretos”, lembra Modesto.

As ações

Equipes do Programa Saúde da Família (PSF), do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), e da Educação para a Saúde vão realizar palestras nas escolas públicas municipais. Também haverá distribuição de panfletos, em escolas municipais e estaduais. Nas unidades prisionais, as equipes de enfermagem estarão realizando palestras, além de fazer identificação de pessoas com sintomas respiratórios e coletar material para exame de laboratório.

Em duas agências bancárias (Banco do Brasil e HSBC), estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vão distribuir panfletos e estarão com um microscópio para que as pessoas possam observar, nas lâminas, o bacilo causador da Tuberculose.

Entre as escolas da Rede Municipal, um concurso vai premiar os três melhores pôsteres (cartazes, para alunos de 1ª a 4ª série) e slogans (para alunos de 5ª a 8ª série). No dia 24, Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, agentes de Saúde estarão distribuindo panfletos no centro da cidade.

O dia

No dia 24 de março de 1882, Robert Koch informou à comunidade científica a descoberta do bacilo Mycobacterium tuberculosis, causador da tuberculose, que, em homenagem ao cientista, ficou conhecido como bacilo de Koch. Cem anos depois, em 1982, a Organização Mundial de Saúde oficializou a data de 24 de Março como Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose.

A doença

Em abril de 1993, a OMS decretou a Tuberculose como uma “emergência global”, status que a doença mantém até hoje. Dados epidemiológicos revelam que aproximadamente um terço da população mundial – o que equivale a 2 bilhões de pessoas – está infectado pelo bacilo da Tuberculose. Anualmente, 54 milhões de pessoas se infectam e, a cada ano, 3 milhões de pessoas morrem com Tuberculose. Os dados mostram também que a maioria dos casos de Tuberculose ocorre no grupo etário economicamente ativo, ou seja, em pessoas com idade entre 15 e 50 anos.

O Brasil ocupa o 13º lugar no ranking dos 22 países mais endêmicos, que juntos são responsáveis por 80% dos casos de Tuberculose no mundo. Estima-se que no Brasil haja uma incidência de 111 mil casos novos por ano, dos quais são notificados apenas 90 mil.

O abandono do tratamento é um dos principais fatores responsáveis pelo surgimento de casos multirresistentes às drogas utilizadas no tratamento proposto pela OMS. É que, ao desaparecerem os sintomas, a pessoa tende a achar que já está curada, livre da doença, e pára de tomar os remédios. O percentual de abandono do tratamento, no país, fica em torno de 12%, chegando a 30% ou 40% em algumas capitais.

Em Três Lagoas, em 2005, foram detectados 49 novos casos de Tuberculose, 12 deles no Presídio. No município, a incidência da Tuberculose é de 57 casos/100 mil habitantes, com uma prevalência (quantidade pessoas em tratamento) de 27/100 mil habitantes. O percentual de abandono do tratamento ficou, no ano passado, em 2,04% (apenas uma pessoa), sendo que o índice tolerável, de acordo com a OMS, é de até 4%.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Unimed JP bate mais um recorde e consegue a maior nota de sua história em índice da ANS que avalia qualidade

2

Saúde

Ano novo, mente nova: como se preparar psicologicamente para 2025 e transformar metas em realidade

3

Saúde

Confira 7 dicas da ciência para curar ressaca mais rápido

4

Saúde

Confira 5 dicas para proteger os pets do barulho da queima de fogos do Réveillon

5

Saúde

Paraíba: Central de Transplantes registra 50ª doação de múltiplos órgãos