Política

Plenário vota hoje processos contra Pedro Corrêa e Pedro Henry

None

Após livrar os deputados Roberto Brant (PFL-BA) e Professor Luizinho (PT-SP) da perda de mandato, o plenário da Câmara vai colocar em votação na quarta-feira mais dois processos de cassação. Desta vez serão votados os processos contra os deputados Pedro Henry (PP-MT) e Pedro Corrêa (PP-PE).

O primeiro processo a entrar em pauta é o do deputado Pedro Henry (PP-MT). O Conselho recomendou o arquivamento das acusações contra o deputado.

Após a votação do processo contra Henry entrará em pauta o processo contra o deputado Pedro Corrêa (PP-PE).

O relatório do caso contra Henry, que pedia a cassação do mandato, originalmente de autoria do deputado Orlando Fantazzini (PSOL-SP), foi rejeitado pelos integrantes do Conselho. Após a derrota deste parecer, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) foi indicado um relator substituto.

Sampaio fará a defesa do novo parecer do Conselho que absolve Pedro Henry. Mesmo sendo um pedido de arquivamento de processo, a votação continua secreta e será feita em cédula de papel.

O processo contra Pedro Corrêa –que teve seu pedido de cassação aprovado no Conselho– também será relatado por Sampaio.

Contra Corrêa pesa o fato dele ter recebido do PT, como presidente do PP, recursos do valerioduto. O deputado é acusado de ter recebido R$ 700 mil do esquema do “valerioduto”. Em depoimento ao Conselho de Ética, Corrêa disse que os saques no Banco Rural foram feitos pelo chefe-de-gabinete da liderança do PP, João Cláudio Genu.

O dinheiro foi gasto, segundo Corrêa, para o pagamento dos honorários dos advogados que defenderam o ex-deputado Ronivon Santiago (AC). O pedido de cassação de Pedro Corrêa foi aprovado por 11 votos a favor e três contrários no Conselho. Apesar deste resultado expressivo no Conselho, Corrêa afirma estar tranqüilo e otimista com sua absolvição.

Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Procurador-geral do Estado explica votação para lista sêxtupla da OAB-PB e diz que igualdade de gênero se dará no resultado

2

Política

“Decisão técnica”, diz procurador sobre veto de João Azevêdo a volta das fogueiras de São João na Paraíba

3

Política

Procurador explica pensões para ex-governadores da Paraíba; João Azevêdo não vai receber benefício

4

Política

São Pedro de Belém terá shows de Taty Girl, Raí Saia Rodada e outras atrações; cachês somam mais de R$ 700 mil

5

Política

Procurador confirma saída da PGE e vai disputar lista sêxtupla da OAB para vaga de desembargador no TJPB