Política

STF concede liminar para suspender depoimento de caseiro

None

O STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu a liminar solicitada pelo PT para suspender o depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa para a CPI dos Bingos. O depoimento do caseiro, entretanto, já havia começado. A sessão ainda não foi interrompida pela liminar.

O caseiro, apelidado de Nildo, trabalhou na casa alugada pelos ex-assessores da Prefeitura de Ribeirão Preto, Rogério Buratti e Vladimir Poleto, entre 2003 e 2004. Em entrevistas para a mídia, Nildo disse ter visto o ministro Antonio Palocci (Fazenda) pelo “dez ou vinte vezes” na casa. Ele contradisse o ministro, que negou na CPI dos Bingos ter ido à casa.

Para os integrantes da CPI, a casa poderia ter sido usada pelos integrantes da chamada “república de Ribeirão Preto” para fazer lobby dentro do governo em favor de determinados grupos empresariais.

O PT também pediu para o STF suspender todas as ações da CPI dos Bingos. No mandado de segurança, o PT pede a suspensão das investigação sobre a existência de empréstimos a partidos políticos, supostos esquemas de caixa dois, sistemas de arrecadação partidária, denúncias de superfaturamento e investigações sobre a vida íntima de entes públicos.

O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), avisou que também pretende entrar com ação no STF contra a CPI dos Bingos.

Festas

De acordo com as declarações do caseiro, Palocci freqüentava a casa a cada 15 dias, por volta das 18h, ou nos finais de semana.

Ele negou que o ministro tenha participado das festas promovidas pelos ex-assessores de Ribeirão Preto. Encarregado por recolher o lixo do dia seguinte, o caseiro disse que as festas eram regadas a uísque, pacotes de amendoim e castanha, embalagens de salaminho, camisinhas e caixas de Viagra.

Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Cida diz que vê com “serenidade” decisão do PT pela pré-candidatura de Cartaxo e ‘deixa no ar’ se irá atuar na campanha

2

Política

PT confirma Luciano Cartaxo como pré-candidato a prefeito em João Pessoa

3

Política

Procurador-geral do Estado explica votação para lista sêxtupla da OAB-PB e diz que igualdade de gênero se dará no resultado

4

Política

“Decisão técnica”, diz procurador sobre veto de João Azevêdo a volta das fogueiras de São João na Paraíba

5

Política

Procurador explica pensões para ex-governadores da Paraíba; João Azevêdo não vai receber benefício