Política

Eleitor tem até 3 de maio para regularizar situação para as eleições

None

O prazo para requerer inscrição eleitoral para as eleições de outubro, que vai eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, termina no dia 3 de maio.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), este também é o último dia para solicitar transferência de domicílio e para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos. Para obter o título é preciso que o interessado compareça ao Cartório Eleitoral da localidade onde reside e preencha o requerimento de alistamento eleitoral. A inscrição eleitoral é gratuita.

Para retirar o titulo de eleitor é necessário apresentar documento que comprove a sua identidade, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou passaporte. O brasileiro que deixar de se alistar sofrerá as sanções previstas em lei.

O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso e não comparecer a um cartório para obter as informações sobre como regularizar sua situação, não poderá votar nas eleições deste ano, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral, nem da urna eletrônica.




Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Lula comunica demissão de Pimenta e Sidônio Palmeira assume comunicação do Governo

2

Política

Deusdete Queiroga sentencia que não é pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026

3

Política

TCE intima prefeito de Nova Olinda para explicar gasto de mais de R$ 1,2 milhão com festas durante situação de emergência

4

Política

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

5

Política

Eleição para presidência da Câmara de Santa Rita é adiada após decisão judicial e Epitácio Viturino faz cobrança: “por ponto final nesta celeuma”