O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) acaba de receber informação, ainda não confirmada, de que o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) voltou a ocupar mais um trecho da BR-230 por volta das 10h desta sexta-feira (17). A estimativa é de que cerca de 200 trabalhadores dos acampamentos e assentamentos do MST da região do Cariri ocuparam o trecho da rodovia à 200 km da cidade de Monteiro.
Até o começo da tarde, representantes do Incra não conseguiram entrar em contato com a região para dar início às negociações e eventual liberação da estrada. Desde da última quarta-feira (15), cerca de 150 trabalhadores rurais sem terra de cinco acampamentos da região do Cariri interditaram por oito horas a BR-230, entre os municípios de Juazeirinho e Patos. A rodovia, inclusive, é a principal via de acesso entre as Regiões do Cariri e Sertão.
Os trabalhadores provenientes de acampamentos da região do Cariri reivindicam maior agilidade no processo de reforma agrária, já que desde 2005 nenhuma família foi assentada naquela região. A previsão é de que o MST deva continuar as ocupações em todo a Paraíba até o final do mês de março.
A Jornada Nacional de Luta pela agilização do processo de reforma agrária, conhecida como “Março Vermelho”, iniciou na Paraíba no último dia 7 de março, quando o Instituto Regional de Colonização e Reforma Agrária registrou ocupação em três imóveis localizados nos municípios de Coremas, Esperança e Pilões.
Lívia Falcão
ClickPB
“Março Vermelho” realiza nova ocupação no Cariri Paraibano
Incra acaba de receber informação, ainda não confirmada, de que o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra voltou a ocupar mais um trecho da BR-230 por volta das 1
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba