Brasil

Astronauta brasileiro segue para o Cazaquistão

O tenente-coronel aviador Marcos Pontes, que será o primeiro brasileiro a integrar uma missão espacial, viajou neste sábado para a base de lançamento em Baikonu

O tenente-coronel aviador Marcos Pontes, que será o primeiro brasileiro a integrar uma missão espacial, viajou neste sábado para a base de lançamento em Baikonur, no Cazaquistão, de onde partirá da nave Souyz para a Estação Espacial Internacional no dia 30 de março.

Pontes viajou acompanhado dos outros astronautas que farão parte da missão, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams. Pelo programa, Marcos Pontes retornará à Terra no dia 9 de abril, junto com a tripulação da missão anterior, o russo Valery Tokarev e o americano William MacArthur, que estão em órbita em torno do planeta desde outubro do ano passado.

Em Baikonur, o treinamento dos tripulantes da 13ª missão à Estação Espacial Internacional (EEI) continuará. Na fase anterior do treinamento, Marcos Pontes foi aprovado com “notas excelentes”, de acordo com a agência de notícias russa Tass.

De Moscou, na entrevista coletiva que se seguiu à apresentação da equipe, que parte em 30 de março, Pontes destacou a importância da missão Centenário ¿ uma homenagem aos cem anos do primeiro vôo do 14 Bis.

“Creio que todos os experimentos preparados para mim têm uma importância extraordinária. Vou procurar efetuá-los com êxito”, afirmou Pontes.

O primeiro astronauta brasileiro também comentou que sentiu na pele o famoso inverno russo durante um exercício de sobrevivência ao lado dos outros tripulantes em que enfrentaram temperaturas de até 30º negativos. “Depois daquele teste, perdi o medo do frio”, disse o brasileiro.

Últimos testes

De acordo com informações do Centro de Treinamento de Cosmonautas da Rússia divulgadas pela Tass, Pontes e os colegas dele passaram por simulações de operação da nave Soyuz e da parte russa da EEI.

No teste, os astronautas passaram por todos os estágios da jornada da espaçonave, desde o lançamento e a acoplagem à estação espacial até a volta à Terra, além de terem sido obrigados a “apagar incêndios” de emergência na cápsula de retorno da Soyuz e na parte russa da estação espacial.

A equipe teve ainda, de acordo com a Tass, que realizar reparos no sistema de acoplagem, de ar e no computador de bordo da EEI. Para completar, os tripulantes do vôo tiveram que demostrar bons conhecimentos de medicina e primeiros-socorros.

O lançamento da nave Soyuz TMA-8, na qual Pontes vai viajar, está marcado para 6h29m do dia 30 de março (horário local), do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Os outros integrantes da missão devem permanecer na estação espacial por seis meses.

BBC Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Filme pornô é exibido em unidade de saúde e prefeitura se desculpa pelo ocorrido

2

Brasil

Governo proíbe Meta de usar dados de usuários para treinamento de inteligência artificial no Instagram e Facebook

3

Brasil

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados

4

Brasil

Cobra gigante é filmada por comerciante durante passeio em lago

5

Brasil

Ministro Silvio Almeida lança programa e diz que Paraíba vai ampliar investimentos para pessoas com deficiência