Política

Vice-presidente do PMDB Jovem da Paraíba diz que partido está unido e

None

O vice-presidente do PMDB Jovem da Paraíba, Elson de Carvalho Filho, informou que as prévias do partido que escolherá o nome do candidato da sigla à presidência da República, ocorrerá amanhã (19), não acreditando que a ala governista consiga, via liminar na Justiça, impedir a consolidação do evento partidário.

Precavido, ele anunciou, no entanto, que os peemedebistas favoráveis à candidatura própria têm advogados acompanhando o desenrolar da batalha que vem sendo travada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual liminares estão sendo analisadas para tentar impedir a realização das prévias.

“Temos um direito bom. Dos 16 votos da Executiva Nacional, 9 são favoráveis às prévias. Ou seja: temos maioria absoluta”, disse Elson Filho, para em seguida alertar que a Justiça não pode atropelar o direito partidário. “As prévias foram marcadas em 30 de dezembro de 2004. Só pode ser mudado o estatuto com uma nova reunião, e isso não irá ocorrer”, observou.

De acordo com Elson Filho, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, deverá vencer seu opositor, o governador licenciado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, com 67% dos votos de todo o país. Na Paraíba, informou o peemedebista, Garotinho tem um percentual de 95% dos sufrágios, havendo um total de 570 votantes. Algo em torno de 1,9% dos votos do país.

Durante a entrevista, Elson Filho fez questão de salientar que há um pacto entre os pré-candidatos do PMDB, cujo teor é o apoio incondicional ao vencedor, no intuito de não haver uma divisão dentro dos que apoiam uma candidatura própria para a presidência da República. “O PMDB é um partido muito forte. Dos 27 governadores, 9 são peemedebistas. Entre os 81 senadores, 23 são nossos. Dos 513 deputados federais, 81 fazem parte do PMDB. Temos ainda 1.050 prefeitos, um grande número deputados estaduais e vereadores, por isso não podemos ficar fora da disputa”, ponderou.

Na Paraíba estão à frente da postulação de Garotinho o próprio Elson Filho, além do suplente de vereador da capital, Assis Freire, e o ex-prefeito de Itabaina, Antônio Carlos. Aptos a votar nas prévias do partido, cujo início será às 9h, estendendo-se até às 17h, delegados partidários, vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, além dos senadores.

As prévias ocorrerão na sede regional do PMDB, localizada na Avenida Duarte da Silveira (Torre), em frente ao Departamento Estadual de Rodagens (DER).

Clickpb

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura gasta R$ 279 mil com tapioca, leite, almoço e janta para servidores, na Paraíba

2

Política

Raniery Paulino será pré-candidato a prefeito de Guarabira; anúncio vai ser feito por João Azevêdo

3

Política

Novo procurador do Estado será anunciado sexta-feira; Fábio Andrade deixará o cargo

4

Política

Cícero Lucena considera equívoco politização de eleição para desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

5

Política

PT nacional retira de pauta e joga para dia 8 decisão sobre apoio em Campina Grande