Política

Lula fica estável e Alckmin sobe, mostra nova pesquisa Datafolha

None

Pesquisa Datafolha divulgada na edição da Folha deste domingo revela que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), teve crescimento nas intenções de voto à Presidência da República, enquanto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estagnou. Essa é a primeira pesquisa eleitoral realizada após a definição do candidato do PSDB à Presidência.

Segundo a pesquisa, o tucano cresceu seis pontos, passando de 17% para 23%, num cenário em que o candidato do PMDB é Anthony Garotinho. Leia a pesquisa completa no site do Datafolha.

O petista Lula oscilou de 43% para 42%. Já Garotinho oscilou positivamente em um ponto percentual –de 11% para 12%.

Alckmin cresceu quase o dobro em praticamente todos os segmentos e regiões, segundo o Datafolha.

Segundo turno

A diferença entre Alckmin e Lula também cai no 2º turno, conforme a pesquisa Datafolha. O presidente baixou dos 53% para 50%, e o governador aumentou de 35% para 38%.

Na rejeição, o governador ainda leva vantagem. 33% das pessoas dizem que não votariam em Lula, enquanto que 16% dizem o mesmo em relação a Alckmin.

Pesquisa

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população acima de 16 anos é tomado como o universo da pesquisa.

O Datafolha ouviu 3.801 pessoas em 180 municípios de todas as unidades da Federação, entre os dias 16 e 17 de março de 2006. A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 3038/2006.

Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura gasta R$ 279 mil com tapioca, leite, almoço e janta para servidores, na Paraíba

2

Política

Raniery Paulino será pré-candidato a prefeito de Guarabira; anúncio vai ser feito por João Azevêdo

3

Política

Novo procurador do Estado será anunciado sexta-feira; Fábio Andrade deixará o cargo

4

Política

Cícero Lucena considera equívoco politização de eleição para desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

5

Política

PT nacional retira de pauta e joga para dia 8 decisão sobre apoio em Campina Grande