Mundo

Chávez chama Bush de “covarde, assassino, alcoólatra e genocida”

None

O presidente venezuelano Hugo Chávez falou neste domingo contra o presidente americano George W. Bush com todos os tipos de adjetivos ao condenar a guerra no Iraque e sua gestão.

O venezuelano chamou o presidente americano de demagogo e acusou Bush de representar seus opositores.

“Come here, Mister Danger (venha aqui, senhor perigo), covarde, assassino… o senhor é ‘genocida’, um alcoólatra, um bêbado, um imoral. É o pior Mister Danger, um doente”, destacou Chávez em seu programa Alô Presidente, transmitido a partir do Estado de Apure.

“Você é um covarde porque não vai ao Iraque comandar suas forças armadas. É muito fácil tocar batalhas de longe. Se algum dia lhe ocorrer invadir a Venezuela, espero o senhor aqui”, continuou.

Chávez ressaltou ainda: “É um covarde, mas tem muito poder. Vejam vocês o que se passa no Iraque. Ontem o mundo marchou contra a guerra e 70% do seu povo, segundo as pesquisas, estão contra ti, Mister Danger, contra a guerra… você é um mentiroso”.

“O senhor mata crianças que não têm culpa de suas doenças, seus complexos infantis. Seus soldados estão bombardeando cidades. Ontem pudemos ver imagens de cinco crianças assassinadas. Elas não são assassinas. Você é o assassino, um covarde”, frisou.

Durante o pronunciamento, Chávez transmitiu ainda um vídeo com os protestos da véspera contra a guerra no Iraque.

“Mister Danger, George W. Bush, you are a donkey (Senhor perigo, George W. Bush, você é um burro)”, vociferou o chefe de Governo venezuelano, assegurando que um relatório da Casa Branca demonstrava que o presidente dos Estados Unidos é o líder da oposição do seu país.

“Na Venezuela, um demagogo que flutua no dinheiro do petróleo está destruindo a democracia e buscando desestabilizar a região”, afirmara na quinta-feira um documento da Casa Branca que também acusa o presidente cubano Fidel Castro de “subverter a liberdade” regional.

“Meta-se comigo, ‘passarinho'”, ironizou Chávez a Bush ao se referir ao informe.

AFP

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Brasileira é presa por fazer sexo com detentos em presídio de Londres

2

Mundo

União da esquerda pode prejudicar Macron e dar vitória à direita radical nas eleições na França

3

Mundo

Polícia Federal pede extradição de ex-CEO das Americanas, preso em Madri

4

Mundo

Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados neste final de semana e podem ser vistos a olho nu

5

Mundo

Coreia do Norte executou homem por ouvir K-pop, aponta relatório