O Estado de São Paulo terá oito unidades sentinela contra a gripe aviária. A partir de abril os postos estarão de prontidão para identificar um possível caso da doença.
Duas unidades-sentinela já estão instaladas na capital, nos hospitais Menino Jesus e José Storopolli, e uma terceira vai funcionar no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. A Secretaria Estadual de Saúde também decidiu implantar postos em Santos (Pronto-Socorro Zona Leste), Campinas (Hospital das Clínicas de Campinas), Ribeirão Preto (Centro de Saúde Escola), Guarulhos (Hospital Estadual de Guarulhos) e São José do Rio preto (Hospital de Base).
As unidades sentinela monitoram constantemente os vírus de gripe em circulação e são os responsáveis pela coleta de até 10 amostras semanais, de pacientes com sintomas da doença, para a realização de exames virológicos no Instituto Adolfo Lutz. Entre quinta e sexta-feira os funcionários das unidades-sentinela serão treinados para trabalho com o vírus da gripe aviária.
O governo estadual lançou um conjunto de ações preventivas para evitar que uma epidemia da gripe aviária chegue a São Paulo, bem como para conter uma eventual pandemia de gripe. O investimento previsto é de R$ 2 milhões.
Fonte: Diário Online
SP terá oito unidades-sentinela contra gripe aviária
None
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde