Cotidiano

Os maiores encantos da natureza estão aqui no Brasil

None

O Ecoturismo tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em caminhadas, passeios de observação e em aprender sobre a preservação de nossa rica fauna e flora. O Brasil destaca-se mundialmente entre os destinos que oferecem mais opções nesse segmento turístico. São 8,5 milhões de quilômetros quadrados de Reservas Naturais, Áreas de Conservação Ambiental e Parques Nacionais – muitos deles considerados Patrimônio Natural da Humanidade –, espalhados de norte a sul no País.

Na vastidão territorial brasileira é possível encontrar diversos tipos de vegetação, dependendo de onde se vá. Na típica vegetação de cerrado, o Brasil conserva um bioma semelhante ao da Austrália e das savanas africanas, porém com uma diversidade de flora ainda mais exuberante e expressiva. Já nas regiões de Mata Atlântica estão preservadas árvores que podem atingir 40 metros de altura, além de abrigar orquídeas, bromélias, e samambaias, entre outras raridades.

Para quem prefere as florestas, a Região Norte é a mais indicada. É onde fica a Amazônia, uma enorme reserva de floresta tropical, que abrange mais da metade de todo o território nacional com milhões de espécies vegetais, e milhares de exemplares animais – entre pássaros, insetos, anfíbios e mamíferos. Além disso, é a maior reserva de água doce do planeta – contendo cerca de 20% do total disponível em todo o mundo. Os ecossistemas amazônicos estão, em grande parte, protegidos em reservas. Exemplo dessa constante preocupação é o Parque Nacional do Jaú, modelo de Unidade de Conservação na Amazônia que forma, juntamente com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amanã e de Mamirauá, o maior corredor biológico preservado do mundo em selva equatorial, com mais de 5,7 milhões de hectares.

Não menos importante, mas com um perfil diferente da Amazônia, é a região do Pantanal Mato-Grossense – principal “janela” de evaporação de água doce e maior planície de inundação contínua da Terra. Lá se concentram grandes populações de aves e pequenos mamíferos, compondo a terceira maior reserva ambiental do mundo. A pesca é um dos grandes atrativos locais, apesar de ser permitida somente entre os meses de março e outubro. Verdadeiro zoológico a céu aberto, o Pantanal garante ao visitante que passeia por ele um ar de sinfonia inacabada entre cantos e gorjeios. Foi reconhecido como Reserva da Biosfera Mundial pela Unesco.

Mas se o objetivo da viagem é flutuar e mergulhar pela cristalina água doce dos rios brasileiros, observar coloridos cardumes e belíssima flora subaquática, Bonito é o lugar ideal. As trilhas que levam a exuberantes cachoeiras e a prática do mergulho em cavernas e grutas também estão presentes entre os roteiros mais procurados da região. Situada a sudoeste do Estado do Mato Grosso do Sul, Bonito pode ser visitada a qualquer época do ano e é considerada cidade-modelo em organização turística. Adotou um sistema de visitas diferenciado com o intuito de preservar o meio ambiente. Assim, os visitantes só podem conhecer os rios, lagos, cavernas e matas – quase todos em propriedades privadas –, acompanhados de guias credenciados pelas agências autorizadas. Para evitar impactos negativos na natureza, estabeleceu-se, inclusive, um número máximo diário de turistas para cada atração.

Um pouco mais ao sul do País, localiza-se mais uma das maravilhas naturais do mundo, as cataratas de Foz do Iguaçu, com suas 275 cachoeiras que atingem uma altura média de 60m. Situado na Tríplice Fronteira – entre Brasil, Paraguai e Argentina – esse espetáculo da natureza encanta a qualquer um que tenha a chance de vislumbrá-lo. Do lado brasileiro, o Parque Nacional do Iguaçu – com 225 mil hectares e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade -, oferece desde excursões de barco que chegam aos pés das incríveis quedas d’água, até passeios de aventura. O parque tem infra-estrutura turística própria e os visitantes são sempre recebidos e acompanhados de guias especializados. Uma visita inesquecível.

E para quem gosta do litoral – com belas praias, costões, falésias, piscinas naturais, muita sombra e água fresca -, a Região Nordeste do País tem tudo isso, e muito mais. Em destinos como o arquipélago de Fernando de Noronha – onde o mar é azul turquesa e os golfinhos nadam livremente – o visitante se sente no paraíso. O conjunto formado pelo Arquipélago de Fernando de Noronha e pelo Atol das Rocas é Patrimônio Natural da Humanidade desde 2001. Destaca-se por suas particularidades, constituindo singular sistema emerso e submerso do Atlântico Sul, e um dos locais mais procurados por viajantes nacionais e internacionais. O turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado entre homem e natureza e fazendo de Noronha um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo. O turista que por aqui desembarcar pode fazer mergulhos de observação de fauna marinha e explorar embarcações naufragadas. Mediante autorização do Ibama, há também a opção de caminhar por cinco trilhas de Mata Atlântica inseridas no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Ainda no Nordeste do Brasil, há raridades que fazem da viagem um espetáculo à parte na vida de qualquer turista, como os Lençóis Maranhenses. Ocupando 70 km de costa e avançando 50 km adentro do Estado do Maranhão, esse fenômeno da natureza revela paisagens excepcionais, formadas por inúmeras lagoas de águas azuis e verdes que, durante o período das chuvas, contrastam com as belas dunas de areia branca de até 40m de altura. Toda a área faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981 para proteger os 155 mil hectares que guardam esse ecossistema tão particular. Oásis e manguezais também estão presentes nessa aventura – que deve ser desfrutada na companhia dos guias locais credenciados e com o auxílio de veículos 4×4, nos passeios mais longos.

Diante de tantas opções, é impossível ficar fora desse roteiro. Brasil, o país da diversidade. Venha, e vire fã.


Fonte: Embratur

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Preços de material escolar variam até 988,89% em Campina Grande, aponta pesquisa do Procon

2

Cotidiano

Derramamento de óleo causa transtornos na avenida Epitácio Pessoa

3

Cotidiano

Pane em veículo deixa trânsito engarrafado em João Pessoa

4

Cotidiano

Virada do ano terá maré baixa em João Pessoa e Cabedelo; confira cuidados para curtir Réveillon nas praias

5

Cotidiano

Governo da Paraíba reduz reajuste da tarifa de ônibus intermunicipal para 4,87%