Os modelos de previsão climática dos principais centros de meteorologia do país indicam que o outono, que terá início oficialmente às 15h26 desta segunda-feira, deverá ser marcado por chuvas escassas no Nordeste e por condições próximas do normal no restante do país.
As projeções para a próxima estação indicam a ocorrência de precipitações abaixo da média histórica no centro-leste do Nordeste (CE, RN, PB, PE, AL e SE), ligeiramente abaixo no centro-leste do MA, no PI e no norte da BA e próxima do normal no restante da região.
Já nas outras regiões do país, os totais de chuva deverão permanecer dentro dos padrões climáticos, sendo ocasionais pelas áreas de instabilidade provenientes da Amazônia e do Oceano Atlântico e pela atuação de frentes frias (principalmente no Centro-Sul).
Em relação à temperatura, a expectativa é de que os valores permaneçam próximos do normal na maior parte do país, com um gradual resfriamento no Centro-Sul, em função da maior freqüência de sistemas frontais e de massas de ar frio.
A ocorrência de uma fase fraca do fenômeno La Niña, que é caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Pacífico, poderá implicar em uma antecipação das ondas de frio no país, quebrando uma seqüência de outonos relativamente quentes dos últimos anos.
Desta forma, os eventos extremos de frio, caracterizados por temperaturas próximas de zero grau e por geadas extensas, poderão ocorrer nas áreas serranas do Sul do país a partir de abril, com uma grande intensificação entre maio e junho.
INFOTempo