Notícias Policiais

Polícia prende casal de traficantes que criaram o “disk drogas” na cap

A polícia prendeu um casal de traficantes que tinha criado um serviço de "disk drogas" na capital. O casal foi flagrando com meio quilo de crack, maconha, duas

Agentes da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança e Defesa Social, junto com policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), prenderam nesse fim de semana um casal de traficantes que tinham criado o serviço “disk drogas” na capital. Giliarde Soares de Souza, 26 anos, conhecido por “Gil” e sua mulher Eliane Gomes da Silva, 29 anos, conhecida por “Nane”, foram presas no bairro do Bessa, portando drogas e armas.

De acordo com a direção da Diretoria de Inteligência, a prisão do casal é parte de um dos trabalhos de investigação que vem sendo desenvolvido pelo setor, esse voltado especificamente para o tráfico de drogas na região metropolitana de João Pessoa. Durante o levantamento de informações foi detectado que Giliarde era responsável pela distribuição de crack e maconha em vários pontos, de Santa Rita a Cabedelo.

Um dos sistemas utilizados por ele e que vinha atraindo um grande número de consumidores foi o “disk drogas”, conforme denominou o próprio acusado. Em seu depoimento, Giliarde explicou que colocava um telefone à disposição dos clientes, que lhe telefonavam pedindo droga. Ele confeccionava os pacotes de crack ou maconha, de acordo com o pedido, e saía para fazer as entregas em uma moto Yamaha YBR, de cor vermelha e placas MNC 916 ou em um Ford Ka azul, placas KIE 6014 PB.

O acusado relatou ainda que tinha alugado uma casa no conjunto Ernani Sátiro, na capital, para servir de base para o tráfico, onde também passou a morar com Eliane. Em concordância com o depoimento de Giliarde, a mulher contou que ele saía diariamente, sempre no período do dia, para fazer as entregas de drogas e que sempre retornava pra casa com uma quantia em dinheiro que, na maioria das vezes chegava a R$ 2 mil.

Giliarde também confessou que cumpria pena por tráfico de drogas e já estava no regime semi-aberto. Mas no dia 4 de novembro de 2005 saiu da penitenciária e não mais retornou, decidindo investir novamente no tráfico. Disse que esse era o único meio de ganhar dinheiro, com o qual comprou a moto, o carro, eletrodomésticos para casa e pagava o aluguel do imóvel.

A prisão

Diante dos informes levantados sobre o “disk drogas” e seus responsáveis, a Diretoria de Inteligência realizou operações táticas no sentido de fazer uma observação dos acusados e planejar a prisão. Junto com os agentes do GOE, os investigadores montaram um cerco nas proximidades do Hiperbompreço, onde Giliarde estava com Eliane.

Ao serem abordados, o casal não resistiu à prisão e confessaram o tráfico. Eles estavam no Ford Ka, em cuja mala estava escondida uma quantidade de aproximadamente 50 gramas de crack. Mas ao serem presos eles disseram que havia mais droga guardada em casa, além das armas que Giliarde utilizava.

Na residência do Ernani Sátiro os policiais encontraram 450 gramas de crack, totalizando meio quilo da droga, cerca de 50 gramas de maconha, uma pistola calibre ponto 40 e outra calibre 765, várias munições dos dois calibres, a moto Yamaha usada no “disk drogas”, uma balança digital, papéis para embalar a droga, além da quantia de 327 reais em dinheiro trocado, inclusive uma cédula de dólar, que fora apurado com o tráfico.

Giliarde e Eliane foram conduzidos para a sede do GOE, onde foram ouvidos a autuados pelo delegado Eduardo Futema. Em seguida eles foram colocados à disposição da Justiça, que deverá encaminhá-los para os presídios da capital.

Evolução da inteligência

O secretário de Segurança e Defesa Social, Harrison Targino, disse que a prisão do casal é a primeira de uma série de ações que serão desencadeadas nos próximos dias, contra o tráfico de drogas na capital. Segundo ele, essas ações têm sido viabilizadas pela evolução das ações de inteligência, a partir da criação da Gerência de Inteligência.

“Com a criação dessa Diretoria, que reúne homens de todas as polícias, e a aquisição de meios para a realização do serviço, como o investimento em modernos equipamentos, a Segurança Pública está fortalecida na área de inteligência. Estamos começando a colher os frutos desses investimentos”, comentou Harrison.

O secretário informou ainda que essa área será reforçada nos próximos meses, com a realização de um curso de inteligência para 400 policiais, que será ministrado em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abim). Além de reforçar a Diretoria de Inteligência, esse curso irá reforçar as seções de investigação da Civil e da PM.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Bombeiros buscam mulher que teria pulado de ponte em rio de João Pessoa

2

Notícias Policiais

Operação cumpre mandados contra quadrilha de roubo de carros comandada por presidiários na Paraíba

3

Notícias Policiais

Mulher é presa pela terceira vez por tráfico de drogas em João Pessoa    

4

Notícias Policiais

Avô é preso suspeito de estuprar neta de 13 anos em Lucena

5

Notícias Policiais

Motorista perde controle, carro capota e duas pessoas ficam feridas na BR-230