Paraíba

Mata do Buraquinho: dez toneladas de lixo retiradas só numa manhã

None

Os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciaram na manhã desta segunda-feira (20), uma operação de retirada do lixo da Mata do Buraquinho, que vai percorrer cerca de oito quilômetros numa área entre o viaduto da avenida D. Pedro II, na BR-230, e a comunidade Paulo Afonso, em Jaguaribe. Durante a limpeza da mata, os agentes de limpeza recolheram até o final da manhã cerca de dez toneladas de lixo, ossadas de animais bovinos e até seringas jogadas por alguma clínica ou consultório médico.

A operação também será realizada na parte da mata nos bairros do Cristo Redentor, Rangel e Jaguaribe. A ação foi definida depois de uma fiscalização conjunta realizada na semana passada por técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria do Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa, Polícia Florestal e Emlur, que mapearam as áreas da mata para a realização de um diagnóstico e o planejamento de ações em 2006.

O superintendente da Emlur, Alexandre Urquiza, afirmou que é necessária uma maior fiscalização para coibir que a população e comerciantes joguem lixo na Mata do Buraquinho, a mais importante reserva florestal do Estado. “Um dos fatores que contribuem para a sujeira da reserva é a falta de cercas ou muros de proteção em alguns locais, por isso, é importante que os órgãos competentes estudem a colocação dessas proteções”, sugeriu.

Ele adiantou que a Emlur está elaborando uma nova campanha de orientação sobre o destino correto que as pessoas devem dar ao lixo. “Devemos preservar nossos rios e matas até porque são bens naturais cada vez mais escassos ”, orientou.

Autuações – Uma média de dez mercadinhos e frigoríficos são notificados mensalmente pela Emlur por jogarem restos de alimentos e ossadas de animais como bois e aves em reservas florestais e até nas margens de rios. Somente nos mês de fevereiro e início de março deste ano dez comerciantes foram notificados e seis multados em valores de até R$ 7,5 mil. O Código de Postura do Município exige que o gerador deve contratar os serviços de empresas que possuem caminhões adequados para remover esse tipo de resíduo até o Aterro Sanitário da Grande João Pessoa.


Redação com Secom

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Tribunal de Contas imputa débito de R$ 9,7 milhões a OS que gerenciou Hospital de Mamanguape em 2018

2

Paraíba

Banda ‘Os Fulano’ comemora dez anos de carreira com show neste sábado, em João Pessoa; saiba local

3

Paraíba

Defesa do prefeito cassado de Dona Inês vai pedir cassação do presidente da Câmara por arbitrariedade

4

Paraíba

Após cassar mandato de prefeito, presidente da Câmara de Dona Inês diz que Justiça definirá caso: “deixe o juiz resolver”

5

Paraíba

Luciano Cartaxo revela preferência por Amanda Rodrigues para vice na disputa pela Prefeitura de João Pessoa