Esporte

Curso orienta sobre combate à violência contra os idosos

Objetivo é capacitar os profissionais que trabalham com as pessoas da terceira idade ou estudam questões ligadas ao envelhecimento ou maus-tratos à pessoa idosa

O Conselho Municipal do Idoso está realizando o 2º Curso de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra as Pessoas Idosas, nestas segunda (20) e terça-feira (21), no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), unidade da Rua das Trincheiras, Centro da cidade. O evento está sendo promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através das secretarias Municipal de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Sedes), e Ministério Público Estadual. Participam do curso representantes e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Conselho Estadual do Idoso e associações que trabalham nessa área.

O objetivo é capacitar os profissionais que trabalham com as pessoas da terceira idade ou estudam questões ligadas ao envelhecimento ou maus-tratos à pessoa idosa. Além disso, os participantes vão conhecer os direitos dos idosos, como colocar em prática a legislação sobre o tema, criação de uma estrutura profissional para agir em casos de violência e buscar soluções para conter abusos contra as pessoas da terceira idade.

Busca de soluções – De acordo com Miriam Lúcia Trindade, presidente do Conselho Municipal do Idoso, os números da violência contra essa parcela da população crescem a cada ano, não importando o nível econômico ou social. Os problemas vão a desde a discriminação social, maus-tratos cometidos por familiares ou na rua, nos transportes públicos, falta de medicamentos, entre outros. “Este encontro é uma tentativa de encontrar soluções para essas questões nos mais variados setores sociais e ainda de discutir políticas públicas que garantam os direitos e dêem suporte a essas pessoas”, explicou ela.

Já segundo a coordenadora da Seção de Atenção à Saúde do Idoso da SMS, Irene Delgado, o setor recebe por mês de dois a três casos de agressão contra idosos e já houve até registro de cárcere privado. “A importância desse curso é justamente capacitar as pessoas que trabalham diretamente com os idosos para encontrar alternativas e acabar com esse tipo de atitude em relação à terceira idade”, informou Irene.

Programação – A palestra desta segunda-feira (20) pela manhã abordou o tema ‘Indicadores Sociais do Envelhecimento’. À tarde, estava foram programados discussões sobre ‘Mitos do Envelhecimento’, ‘Família e Envelhecimento’ e ‘Garantias de Direitos: Políticas Públicas para o Envelhecimento’.

Nesta terça-feira (21), a partir das 8h, tem palestra sobre ‘Diagnóstico da Situação de Violência Contra as Pessoas Idosas no Brasil’ e à tarde, ‘Indicadores de Acompanhamento e Avaliação da Ação Desenvolvida’ e ‘Conceitos de Violência e Maus Tratos contra a Pessoa Idosa’.

Denúncias – Quaisquer denúncias sobre violência e maus-tratos contra os idosos podem ser feitas na Sedes (3218-9253); Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF); na Casa dos Conselhos, localizada na rua Professor Sizenando Costa, 57, bairro do Róger, telefone 3218-9845, e ainda na Curadoria do Cidadão (2107-6112).

Portal da Prefeitura de João Pessoa

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Com desfalque e retornos, Treze terá mudanças para encarar o Maracanã

2

Esporte

Treze-PB tropeça contra o Iguatu fora de casa e perde invencibilidade na Série D

3

Esporte

Com dores na coxa, Lenon é dúvida no Botafogo-PB para duelo contra a Aparecidense

4

Esporte

Após oficialização, Botafogo-PB desiste de contratação do atacante Welder

5

Esporte

Executivo do Botafogo-PB rasga elogios ao atual elenco, mas ressalta: “Estamos atentos ao mercado”