Chuvas

Defesa Civil não registra danos com as chuvas e define plano de ação n

As fortes chuvas que caíram na madrugada desta segunda-feira, 20, sobre João Pessoa não trouxeram qualquer dano às famílias residentes em áreas consideradas de

As fortes chuvas que caíram na madrugada desta segunda-feira, 20, sobre João Pessoa não trouxeram qualquer dano às famílias residentes em áreas consideradas de risco, monitoradas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. “Não houve registro de ocorrências e felizmente nada grave foi constatado”, informa o coordenador do órgão, Manuel Duré, acrescentando que apesar da intensidade das chuvas ainda não causar preocupação, o monitoramento desses locais vai continuar. “A Defesa Civil está pronta para qualquer necessidade”, garante.

“Historicamente, o maior índice de chuvas na Capital é registrado entre os meses de maio e junho”, revela o coordenador, adiantando que o Plano de Contingência elaborado pelo órgão prevê as maiores precipitações pluviométricas sobre a cidade naqueles meses. “Até agora, tudo ocorreu dentro da normalidade, as chuvas ainda estão amenas e não produzem qualquer risco de desmoronamento de barreira ou inundação de área”, assegura.

Reunião – De qualquer modo, o órgão continua de prontidão e, na próxima quarta-feira (22), às 9h30 da manhã, a Comissão Municipal da Defesa Civil, integrada por representantes de secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e outras instituições oficiais do Estado, vai se reunir com o objetivo de definir ações de prevenção para a chegada do inverno. Na última reunião, dia 8 deste mês, a Coordenadoria exibiu seu plano e os demais componentes se comprometeram em apresentar suas propostas neste dia 22.

As ações preventivas da Defesa Civil já atenderam até agora mais de 60 mil habitantes em 19 áreas de risco da cidade. Para evitar que a chegada do inverno trouxesse maiores problemas, foram feitos trabalhos de remoção de lixo em regiões ribeirinhas, limpeza de ruas, encostas de barreiras, rios e desobstrução de bueiros e de pontos de desaguamento, além de implantação e desobstrução de galerias e desvio de águas que provocam alagamentos.

Componentes – Secretarias e órgãos que fazem parte da Comissão da Defesa Civil: secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra), de Desenvolvimento Social (Sedes), de Comunicação Social (Secom), do Planejamento (Seplan), do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Meio Ambiente (Semam), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Secom-JP

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Brasil pode desperdiçar R$ 130 bi em 2050 com má gestão de resíduos, diz estudo

2

Brasil

Morte de fisiculturista de 19 anos em SC é tratada como natural, e polícia não abre investigação

3

Brasil

Republicanos: Marcos Pereira desiste de concorrer à presidência da Câmara e partido deve indicar Hugo Motta

4

Brasil

Justiça não vê estupro em relação de homem de 20 anos com adolescente de 13

5

Brasil

Empresa anuncia novo trem que funciona a hidrogênio e bateria; conheça