Brasil

Estudantes vão ao Senado reivindicar aprovação de cotas

None

Representantes dos movimentos dos Sem-Universidade (MSU) e Educação e Cidadania de Afro-Descendentes e Carentes (Educafro) compareceram hoje ao Senado para reivindicar a aprovação do Projeto nº 73/99, que institui a reserva de vagas nas universidades para alunos da rede pública, com percentuais para negros e índios.

Eles participam da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Sendo, que debate as ações afirmativas destinadas à eliminação da discriminação racial. Hoje se comemora o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

De acordo com o assessor de Políticas Públicas do Educafro, Thiago Thobias, a aprovação do projeto de cotas não deve ser vista como do governo ou da oposição. “O projeto não é de partido A ou B. Ele está sendo encabeçado por uma deputada do PFL (Nice Lobão) que o governo o apóia. Não queremos brigas”, afirmou o Thobias.

“O projeto está focado para a Nacão. Queremos que os deputados e senadores avaliem a importância do projeto para os pobres e negros deste país”, completou.

O reitor da Universidade e Brasília, Thimoty Mulholland, que participa da audiência afirmou que as ações afirmativas enriquecem as universidades. “Muitos dizem que com as cotas a qualidade do ensino cairia. A qualidade do ensino é de responsabilidade dos professores, não dos alunos”, disse.


Agência Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Homem tenta estuprar vaca, leva coice e morre

2

Brasil

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui em Pernambuco; caso é o primeiro confirmado no estado em oito anos

3

Brasil

Avião que explodiu após ultrapassar pista em aeroporto de Ubatuba pertence a fazendeiro de Goiás; piloto morreu

4

Brasil

STJ decide que homem preso com 37g de maconha não praticou crime de tráfico e classifica como porte para consumo próprio

5

Brasil

Queda de avião em Ubatuba: cinco pessoas estavam na aeronave e três foram atingidas em pista de skate